Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres - Sexta-feira, 10 de Novembro de 2023

Apoio Rosa: programa pioneiro em Itapetininga mobiliza mulheres diagnosticadas com câncer em ações voltadas à saúde e ao bem-estar

Lançado em outubro deste ano pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, o Programa Apoio Rosa traz como proposta levar às mulheres itapetininganas que travam uma batalha contra o câncer, o acolhimento e atendimento necessários durante todo o ano, uma iniciativa que não restringe as ações de enfrentamento à doença exclusivamente à campanha “Outubro Rosa”.

A implementação de uma política pública de prioridade ao público feminino que busca apoio permanente na luta contra o câncer, resultado de uma solicitação feita pelo chefe do Executivo, vem a somar-se aos serviços especializados já disponibilizados pela Prefeitura de Itapetininga, como as Casas de Apoio à Pacientes com Câncer no municípios de Barretos e Jaú, o Centro Municipal de Saúde da Mulher, referência na realização de exames preventivos e de diagnóstico em Itapetininga, e a oferta de consultas regulares disponibilizadas pelas unidades de saúde do município.

A ideia, segundo a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, é promover um trabalho transversal com as demais pastas para o bem-estar psicológico e fortalecimento da autoestima feminina, com atividades periódicas que buscam a socialização e descontração, em um momento em muitas das pacientes diagnosticadas com a doença se sentem emocionalmente fragilizadas.

Dentro das pautas a serem desenvolvidas no decorrer do ano estão campanhas de conscientização, atividades culturais e esportivas, estratégias para alimentação saudável, eventos de interesse social que poderão contar, inclusive, com a participação de pacientes já curadas como exemplo de superação, além da parceria da iniciativa privada e de grupos organizados voluntários, com a doação de cabelos para confecção de perucas, ações de embelezamento, entrega de lenços, realização de rodas de conversa e grupos de apoio.
Ainda, segundo a pasta, além de resgatar a autoconfiança das pacientes, o “Apoio Rosa” surge como uma oportunidade de as mulheres conhecerem e terem acesso facilitado aos serviços públicos já oferecidos no município.

Para ter mais informações, apresentar sugestões ou aderir como voluntário ao Programa Apoio Rosa o interessado deve procurar a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, que fica à Praça Gaspar Ricardo, 01, na área central, anexa ao Fundo Social de Solidariedade, de segunda a sexta, das 9 às 17h.

Lançamento do Programa Apoio Rosa

Dia 31 de outubro. Era apresentado a Itapetininga o Programa Apoio Rosa em um evento onde mais de 170 mulheres, entre elas pacientes em tratamento do Hospital de Amor de Barretos e da Unimed Sul Paulista, puderam compartilhar experiências, adquirir conhecimentos e, acima de tudo, vivenciar o nascimento de uma iniciativa que tem como principal proposta, oferecer às mulheres itapetininganas que lutam contra o câncer, o resgate de sua autoestima com ações integradas e periódicas nos mais variados segmentos durante o decorrer de todo o ano.

Em uma atmosfera de empatia e acolhimento, o Auditório Municipal “Alcides Rossi” se transformou em uma grande “rede de solidariedade”, graças ao engajamento de órgãos e colaboradores municipais, voluntários, parceiros da iniciativa privada e renomados profissionais, convidados especialmente para o lançamento do programa.

Recepcionadas por um coffee-break, as participantes tiveram a oportunidade de conhecer ações como a Coloração Pessoal e “Corte Solidário”, promovido pela Unimed Sul Paulista, que incentiva a doação de mechas de cabelos para a confecção de perucas; mudar o visual com maquiagem e coloração pessoal com consultoria especializada e apoio técnico do Ceprom; acompanhar apresentações musicais, de ginástica rítmica e de coreografia oferecidas pelas Secretarias de Cultura e Turismo;  e de Esporte, Lazer e Juventude e pelo Espaço da Melhor Idade; contribuir com a compra de camisetas com renda revertida ao Hospital de Amor de Barretos; assistir a palestras com profissionais especializados das áreas de saúde e direitos da mulher, além de receberem brindes, gentilmente oferecidos pelo comércio local.

Entre as autoridades presentes, prestigiaram o lançamento representantes dos poderes Executivo e Legislativo e a Delegada Titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Drª Júlia Nunes Machado.

De acordo com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, a ideia é transformar o “Apoio Rosa” em um programa de referência regional no cuidado e atenção permanentes às mulheres.