Meio Ambiente - Terça-feira, 14 de Novembro de 2023

Secretaria do Meio Ambiente de Itapetininga faz palestra em escola para alunos participarem do Câmbio Verde no Central Parque 4 L

Na quinta-feira passada, dia 9, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente estiveram na Escola Municipal Prof. Francisco Fabiano Alves, localizada no bairro Central Parque 4L, para conversar com os alunos do ensino fundamental de 1° a 5° ano, sobre a importância de participar do “Câmbio Verde” que troca materiais recicláveis por alimentos. Esse diálogo foi fundamental, conforme a gestão municipal, para que fosse recolhido 1,84 tonelada de inservíveis no sábado, dia 11. Um recorde do programa.

Na ocasião, os alunos puderam conhecer o projeto que vem inovando a prática da educação ambiental na cidade. E foram informados sobre a importância em participar do processo da reciclagem, atuando diretamente na destinação correta dos materiais recicláveis através da Cooperativa de Reciclagem de Itapetininga - Cooperita que participou em conjunto na edição.

O processo é rápido e educativo, de modo simplificado, o programa troca material reciclável limpo por um quilo de alimento, com a proposta de minimizar os impactos sociais e ambientais gerados pelos recicláveis. Estes mesmos materiais, poderiam acabar se acumulando próximo às residências possibilitando o favorecimento de um ponto (acumulador) de descarte irregular trazendo inúmeros prejuízos ou até pior, podendo chegar a poluir até as nascentes, lagos e ribeirões ou o principal rio da cidade, o rio Itapetininga.