Governo - Quinta-feira, 23 de Novembro de 2023

Prefeitura de Itapetininga anuncia a conquista de 250 novas casas populares em Itapetininga para famílias de baixa renda

Beneficiários do Bolsa Família e BPC recebem a casa já quitada

A Prefeitura de Itapetininga de Itapetininga anunciou nesta quinta-feira (23), a conquista de 250 novas unidades habitacionais no município por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, destinadas à famílias de baixa renda.

A declaração foi feita diretamente de Brasília, pelo chefe do Executivo e pela Parlamentar representante de Itapetininga e região.

De acordo com o anúncio, as moradias se enquadram na Faixa I do programa habitacional e representam um investimento de mais de R$ 40 milhões em Itapetininga. Além disso, a expectativa é de que a construção das moradias aqueça ainda mais a economia do município, gerando novos postos de trabalho diretos e indiretos.

Ainda, segundo as informações, em breve serão dados mais detalhes sobre o projeto.

Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa I

O Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa I é destinado às famílias com renda mensal bruta até R$ 2.640,00, com imóveis subsidiados com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) ou Fundo de Desenvolvimento Social.

Segundo a Caixa, a aquisição de novos imóveis, no Programa, ocorre por meio de financiamento, em 60 meses, sob a forma de parcelamento, sem juros, com parcelas mínimas de R$ 80,00. Os beneficiários que recebem o Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) são isentos do pagamento de prestação e recebem o imóvel já quitado, devendo, entretanto, cumprir as obrigações contratuais.

Ainda, de acordo com a Caixa, entre as vantagens estão a acessibilidade dos imóveis à Pessoas com Deficiência (PCD) e idosos, além do desenvolvimento econômico local, fortalecido com o aumento do acesso das famílias de baixa renda à casa própria e incentivos para a construção civil.