Promoção Social - Sexta-feira, 24 de Novembro de 2023

Gestão municipal concede prêmio “Empresa Parceira de Itapetininga” a 73 empresários que colaboram com instituições sociais

Responsabilidade social. Essas são as palavras que levaram 73 empresários a ganharem o prêmio “Empresa Parceira de Itapetininga”. O Auditório Municipal “Alcides Rossi” ficou lotado nesta quinta-feira, dia 23, para assistir a segunda edição da premiação. Estavam presentes empreendedores da indústria, do comércio, do serviço, da educação, além de escritórios de contabilidade e Organizações da Sociedade Civil de Itapetininga. A atividade é organizada pela Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Promoção Social.

Para a gestão municipal, as contribuições feitas pelos empresários para que o imposto de renda fique em nossa cidade ou doações mensais para instituições permitem a construção de uma comunidade mais justa e solidária”. Por outro lado, a Prefeitura de Itapetininga colabora com as empresas com menos burocracia, tornando-se parceira dos empreendedores.

Segundo a prefeitura, a cidade registra avanço positivo do nível do emprego nos últimos sete anos, pois oferece atenção a todos os setores. Uma parceria lembrada, nesta quinta-feira, foi com Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Enkyo, que investe mais de R$ 20 milhões no Hospital Municipal. Não há aplicação de recursos municipal, estadual ou federal. É uma empresa privada que investe em nossa cidade e que irá melhorar a saúde pública.

Para a Secretaria de Promoção Social, as ações das empresas são “modificadoras da realidade”. A colaboração realizada pelos empresários, conforme a secretária, é capaz de alterar o destino das pessoas que possuem menos oportunidades. Por outro lado, ao empreendedor, essa experiência permite se aproximar das pessoas, aponta os técnicos da área social.

Conforme ainda o setor social, a prática da solidariedade permite modificar a outra pessoa, mas também modificar-se, a forma de olhar a outra pessoa, surge a empatia. Estiveram na premiação não apenas os representantes das empresas, mas também seus familiares devido à alegria que foi gerada pelo reconhecimento de seus trabalhos sociais.

Entre os premiados estavam Antônio Carlos Araújo, do Laboratório Itapetininga, que aponta que a premiação é o reconhecimento do trabalho realizado na área social. “É uma forma de colaborar para a cidade crescer”, acrescentou Araújo. A contribuição da empresa é feita de forma mensal para as instituições ou na oferta gratuita de serviços para participantes das instituições. “É uma realização”, completou o empresário.

Para Lucas Júlio Freitas, da Welding Pro – Montagens Industriais, a contribuição feita para as instituições é uma maneira de mostrar que o seu trabalho é “abençoado”. Em sua análise, “é uma forma retribuir tudo o que é conquistado”. Além disso, durante esse encontro é realizado uma série de contatos com os empresários que fazem a sua empresa crescer. “É o network. Isso faz girar os negócios”, destacou.

Já o empresário Douglas Guilherme Carvalho, proprietário da empresa De Mani Contabilidade, ganhador do prêmio, explica ajuda em duas frentes: em doações pontuais para as entidades ou auxilia as empresas no abatimento do imposto de renda para que destine os recursos para as instituições sociais. “Isso cria um vínculo importante da empresa, mas também da pessoa física”, acrescentou Carvalho.

Palestra

Durante o evento, foi realizada a palestra com as advogadas Wilmara Lourenço Santos e Renata Veneranda, ambas do Escritório Nelson Willians Advogados, um dos maiores escritórios de advocacia empresarial do Brasil e que trabalha a responsabilidade social. Segundo as advogadas, é possível abater a colaboração no imposto de renda. “É uma oportunidade de ajudar, mas também de ganhar”, frisou Wilmara. Dependendo do tipo do modelo de declaração, é possível descontar até 34% da contribuição da doação realizada.

AGRO

BELTREQ PEÇAS E MANUTENÇÃO DE MÁQUINAS