Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres - Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023

Programa “Apoio Rosa” promove inclusão de mulheres em tratamento contra o câncer em Oficina de Panificação do Fundo Social de Itapetininga

Programa “Apoio Rosa” promove inclusão de mulheres em tratamento  contra o câncer em Oficina de Panificação do Fundo Social de  Itapetininga

O Programa “Apoio Rosa”, desenvolvido pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Itapetininga, promoveu, na última semana, uma oportunidade de interação entre as mulheres que travam uma batalha contra o câncer e os alunos do Curso de Panificação, iniciativa implementada pelo Fundo Social de Solidariedade do município.

A atividade, segundo a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres , teve como objetivo promover o acolhimento e inclusão das pacientes em tratamento, somando-se a um serviço já disponibilizado pela Prefeitura de Itapetininga, tendo em vista que a pasta atua de maneira transversal junto às demais secretarias para o bem-estar psicológico e fortalecimento da autoestima feminina, com atividades periódicas que buscam a socialização e descontração, em um momento em muitas das pacientes diagnosticadas com a doença se sentem emocionalmente fragilizadas.

Programa Apoio Rosa

Lançado em outubro deste ano pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, o Programa Apoio Rosa traz como proposta levar às mulheres itapetininganas que travam uma batalha contra o câncer, o acolhimento e atendimento necessários durante todo o ano, uma iniciativa que não restringe as ações de enfrentamento à doença exclusivamente à campanha “Outubro Rosa”.

A implementação de uma política pública de prioridade ao público feminino que busca apoio permanente na luta contra o câncer, resultado de uma solicitação feita pelo chefe do Executivo, vem a somar-se aos serviços especializados já disponibilizados pela Prefeitura de Itapetininga, como as Casas de Apoio à Pacientes com Câncer no municípios de Barretos e Jaú, o Centro Municipal de Saúde da Mulher, referência na realização de exames preventivos e de diagnóstico em Itapetininga, e a oferta de consultas regulares disponibilizadas pelas unidades de saúde do município.

Dentro das pautas a serem desenvolvidas no decorrer do ano estão campanhas de conscientização, atividades culturais e esportivas, estratégias para alimentação saudável, eventos de interesse social que poderão contar, inclusive, com a participação de pacientes já curadas como exemplo de superação, além da parceria da iniciativa privada e de grupos organizados voluntários, com a doação de cabelos para confecção de perucas, ações de embelezamento, entrega de lenços, realização de rodas de conversa e grupos de apoio.

Ainda, segundo a pasta, além de resgatar a autoconfiança das pacientes, o “Apoio Rosa” surge como uma oportunidade de as mulheres conhecerem e terem acesso facilitado aos serviços públicos já oferecidos no município.

Para ter mais informações, apresentar sugestões ou aderir como voluntário ao Programa Apoio Rosa o interessado deve procurar a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, que fica à Praça Gaspar Ricardo, 01, na área central, anexa ao Fundo Social de Solidariedade, de segunda a sexta, das 9 às 17h.