Governo - Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2024

Itapetininga é a 7ª cidade mais urbanizada do estado de São Paulo e a 13ª do Brasil, aponta ranking Connected Smart Cities 2023

Itapetininga foi considerada a 7ª cidade mais urbanizada do estado de São Paulo e a 13ª do Brasil, de acordo com a 9ª edição do ranking Connected Smart Cities. Com avaliação de 7,327 no eixo urbanismo, a cidade subiu 11 posições no âmbito nacional em um comparativo com 2022, quando o município ocupava a 24ª colocação no estudo. A pesquisa foi realizada em todo o território nacional com os municípios com mais de 50 mil habitantes com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas.

O resultado aponta Itapetininga à frente de grandes centros metropolitanos e capitais como Florianópolis (17ª), Curitiba (38ª), Belo Horizonte (41ª) e Rio de Janeiro (58ª). O estudo mostra, ainda, o município foi superado em apenas uma posição por São Paulo, capital do Estado e maior metrópole nacional, que ficou na 12ª posição.

Um recorte da análise do eixo revela, ainda, que Itapetininga alcançou a 11ª colocação na região Sudeste e que a cidade lidera o ranking entre os 27 municípios que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), alcançando a 1ª posição.

Ranking Connected Smart Cities

O Ranking Connected Smart Cities é um estudo desenvolvido pela Urban Systems, idealizado pela Urban Systems e pela Necta e realizado desde 2015, criando uma plataforma de discussão e negócios sobre Cidades Inteligentes.

Com 9 publicações já realizadas, de 2015 a 2023, o Ranking Connected Smart Cities é um esforço no entendimento e definição dos indicadores que apontem o estágio das cidades brasileiras para o seu desenvolvimento inteligente, sustentável e humano.

Para a elaboração do Ranking Connected Smart Cities, foram mapeadas as principais publicações internacionais e nacionais sobre o tema cidades inteligentes, cidades conectadas, cidades sustentáveis, cidades humanas e demais artigos sobre o assunto.