Segurança Pública - Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2024

Itapetininga fecha 2023 com queda de quase 60% em roubos de veículos, aponta Secretaria Estadual de Segurança Pública

Itapetininga fechou o ano de 2023 com uma redução de 57,14% nos casos de roubos de veículos em um comparativo com 2022. É o que apontam as estatísticas divulgadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. Ou seja, em 2022 foram 21 ocorrências contra 09 registros em 2023, menos da metade.

Os dados da SSP também demonstram uma redução de 29,33% nas ocorrências de roubo em geral, que somam os outros registros dessa modalidade de crime.

Os crimes de latrocínio, caracterizados pelo roubo seguido de morte, tiveram redução de 100%. Os dados da SSP revelam nenhum caso registrado em 2023.

Queda de 55% nas ocorrências de estupro

Os dados da SSP também revelam uma redução de 55% nos casos de estupro, passando de 20 registros em 2022 para 09 ocorrências em 2023, menos da metade.

Itapetininga investe em Segurança Pública

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, investe e desenvolve estratégias conjuntas em diversas frentes com o objetivo de coibir a criminalidade no município.

7ª cidade mais segura do estado de São Paulo e a 10ª do Brasil

Dados de 2023 do Fórum de Segurança Pública apontaram Itapetininga como a 7ª cidade mais segura do estado de São Paulo e a 10ª do Brasil, conforme taxa de mortes violentas intencionais.

Operações integradas

As ações de Segurança Pública têm sido planejadas e desenvolvidas de forma integrada, envolvendo a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Detran, além de setores como Fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária.

Periodicamente são realizadas operações que integram todas as forças de segurança e setores de Fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária no cumprimento de mandados de busca e apreensão, com o objetivo de coibir a venda ilegal de peças, normalmente provenientes de furtos e desmonte de veículos e comercializadas no chamado “mercado negro”. Esse trabalho também é realizado periodicamente em Ferros-Velhos e empresas de sucatas, com a Operação Cobre Ilegal. Neste caso, também é verificada a procedência de fios e outros objetos em cobre, materiais que são alvo de furtos.

Patrulhamento e rondas preventivas

As abordagens são realizadas diariamente na cidade em pontos fixos estratégicos e por meio de rondas preventivas em todos os bairros, tanto na área urbana como rural, para coibir todo e qualquer tipo de delitos. Além da GCM as operações contam também com o apoio da Polícia Militar.

Grupamento Especializado com Cães (Canil)

A Guarda Civil Municipal é aparelhada desde 2018 com o Grupamento Especializado com Cães (Canil), composto por cães farejadores treinados. Desde sua implantação, o número de apreensões de entorpecentes pela GCM cresceu mais de 600% ao ano. Além disso, as prisões em flagrante por tráfico de drogas realizadas pela GCM aumentaram em mais de 300%. Uma nova sede do Canil da Guarda Municipal foi inaugurada, no Parque Regina Freire e já está adestrando novos cães farejadores para o plantel da GCM.

Operação Delegada

Em uma parceria entre a Prefeitura de Itapetininga e Polícia Militar, a Atividade Delegada vem realizando diligências e patrulhamentos preventivos em toda a cidade. De acordo a Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio do convênio, são realizadas em média, 150 prisões por furto ao ano. Já a Guarda Civil Municipal, que tem por finalidade realizar o patrulhamento de áreas e prédios públicos e suas proximidades, realiza uma média de 100 detenções ao ano especificamente sobre esse delito.

Patrulhamento Rural

Também foi implementado na área rural o serviço de Patrulhamento Rural em Itapetininga. São atendidos os distritos do Rechã, Conceição, Varginha, Tupy, Gramadinho e Morro do Alto, além de bairros rurais como o Rio Acima e outras localidades rurais.

Veículos novos para GCM

A Guarda Civil Municipal recebeu três novas motocicletas para incorporação à frota de veículos da corporação e quatro veículos novos para garantir maior segurança e qualidade de vida aos produtores rurais e suas famílias no Patrulhamento Rural.

Armamentos e equipamentos

Também foram entregues, de forma inédita na cidade, 50 pistolas para a Guarda Civil Municipal, além de outros equipamentos de segurança.

Capacitação técnica periódica e referência para outras corporações

Todos os GCMs passam por capacitação periódica para operar os armamentos, sendo inclusive, referência para treinamentos às corporações de outros municípios do Estado.

Concurso para contratação de 51 novos GCMs

A Prefeitura de Itapetininga informa ainda que está ampliando o efetivo da Guarda Civil Municipal por meio de concurso público para 51 novas vagas para GCM. O certame já está em andamento.