Saúde - Terça-feira, 12 de Março de 2024

Megamutirão contra a Dengue, em Itapetininga, estará na Vila Mazzei e Residencial Nascentes, nos próximos dias 16 a 17 de março

A vila Mazzei e Residencial Nascentes, em Itapetininga, recebem o Mutirão contra a Dengue nos próximos dias 16 e 17 de março, sábado e domingo. Aproximadamente 80 colaboradores e servidores da Prefeitura de Itapetininga irão percorrer os bairros para recolher materiais inservíveis que possam armazenar água, eliminando assim, o surgimento de focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, responsável por doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

Esta é a segunda edição do Megamutirão realizado em Itapetininga em 2024. Na primeira mobilização, desenvolvida no mês de março nas vilas Reis, Regina e Hungria foram removidas 304 toneladas de resíduos.

A orientação da Vigilância Epidemiológica é para que os moradores separem e coloquem em suas calçadas todos itens inservíveis que possam acumular água.

No sábado, dia 16, as equipes passarão recolhendo os materiais das 7 da manhã às 16h30. Já no domingo, dia 17, as ações estarão concentradas nos bairros das 7h às 13h.

O objetivo do Mutirão é intensificar as ações de prevenção e combate a proliferação de possíveis focos do mosquito e conscientizar os moradores sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água. Durante a ação, seis equipes do Controle de Vetores realizarão um trabalho coordenado com o apoio das secretarias municipais, retirando materiais considerados inservíveis que os moradores devem deixar em frente às suas residências.

Serão utilizados diversos caminhões na limpeza. Essa iniciativa é uma ação multidisciplinar entre as pastas da Educação, Serviços Públicos, Obras e Saúde, além da Defesa Civil Municipal. Materiais como entulho, poda de árvores e madeira não serão recolhidos pelas equipes e deverão ser destinados ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV).

O Ponto de Entrega Voluntária (PEV), mais conhecido como novo Ecoponto, está disponível para pessoas físicas para o descarte de inservíveis de pequenos volumes. No local, as pessoas encontram caçambas identificadas por tipo de resíduo: construção civil, jardinagem, madeiras e materiais recicláveis. O novo Ecoponto fica à rua Alceu Corrêa de Moraes 1.109, no Jardim Vieira de Moraes, em frente a Cooperita e funciona de segunda a sábado (exceto feriados), das 8 às 17 horas.

Como o Mutirão vai funcionar?

De acordo com o cronograma, a população pode colaborar colocando na calçada em frente à sua casa os materiais que queiram descartar. É muito importante que os moradores deixem os resíduos na calçada nas datas e horários correspondentes à programação.

Multa

A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, ao denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo. Basta acionar os seguintes contatos para denúncias

Setor de Controle de Vetores - (15) 3273-2567

Ouvidoria SUS - 0800 774-3990

SAC - 156.

Todos os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A denúncia será apurada pelos setores de fiscalização com multa prevista superior R$ 2 mil.

PRÓXIMOS MEGAMUTIRÕES EM ITAPETININGA

27 e 28/04 – Vilas Palmeira, Sônia, Regina e Jardim Leonel

18 e 19/05 – Distrito do Rechã

08 e 09/06 – Vilas Piedade e Santana

29 e 30/06 – Jardim Santa Inês

*cronograma sujeito a alterações.

Balanço de 2023 das ações contra a dengue em Itapetininga

Mutirões de Combate à dengue – 16 mutirões realizados, nas áreas urbanas e rural e 838 toneladas de materiais recolhidos;

Total de imóveis vistoriados em 2023 – 296.617 imóveis. Cada imóvel recebe, em média, quatro visitas ao ano;

Meta de cobertura pactuada superada – Meta 80% - Cobertura 82,4%

Bloqueio para Controle de Criadouros – realizado em 70.640 imóveis dentro de áreas com suspeita ou transmissão confirmada;

Visitas Casa a Casa – 217.727 vistorias realizadas. Cada imóvel recebe, em média, quatro visitas ao ano;

Nebulização – 3.701 imóveis nebulizados em áreas de possível transmissão;

Densidade Larvária – atividade realizada de três a quatro vezes ao ano para mensurar o nível de infestação. De 3.552 imóveis vistoriados, somente 10 contavam com a presença do Aedes e em 13 foram encontrados recipientes com larvas;

Projeto Saúde na Escola – 15 mil alunos de escolas municipais e estaduais mobilizados sobre o combate à dengue;

Campanhas institucionais – em rádios, jornais, sites e veículos de comunicação de grande abrangência.

Itapetininga tem sido referência em reuniões da Comissão Intergestores Regional (CIR), inclusive em 2023, por cumprir todas as metas e pactuações previstas e pela excelência do trabalho apresentado nas diversas atividades de vigilância e controle do Aedes. Considerado o município do colegiado com menor índice de pendência (imóveis não visitados/trabalhados) e o menor em índice de infestação do Aedes.

O combate à dengue em Itapetininga, faz parte do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), regido pelas Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue e pelas Normas e Recomendações Técnicas (NORTE), das Secretarias de Estado da Saúde. As providências adotadas no combate à dengue, são diversas, as atividades são específicas e desenvolvidas de acordo com a exigência de cada situação.