Meio Ambiente - Quarta-feira, 27 de Março de 2024

Secretaria de Meio Ambiente promove atividades de educação ambiental em comemoração ao Dia Mundial da Água

Na última sexta-feira (22), foi celebrado o Dia Mundial da Água. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu aproximadamente 400 alunos da rede municipal de ensino no Recinto de Exposições “Acácio de Moraes de Terra”. Os alunos participaram de atividades de educação ambiental sobre a importância da água.

Durante o evento, eles assistiram a uma peça baseada na obra "O Acendedor de Sonhos", que conta a história de um menino que encontra uma semente de girassol em um mundo sem vida. Para manter a planta viva, ele conta com a ajuda do acendedor de sonhos, responsável por trazer luz à Terra. Uma fábula sobre a exploração desenfreada e o desequilíbrio ambiental.

Em seguida, de forma simultânea, havia vários estandes com diversas atividades ligadas ao tema. No estande da Sabesp, ocorreram palestras sobre a captação, tratamento e distribuição de água feitas pela empresa de saneamento local. Além disso, no local, foram apresentados os personagens "Mulher Árvore e Batman" abordando o uso e desperdício de água, assim como a campanha LIXO ZERO, que destacou a relação do lixo com a água e seus diversos impactos e consequências.

No estande da Vigilância Epidemiológica, os estudantes aprenderam sobre o ciclo de reprodução e crescimento do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Com personagens caracterizados como Dengue, as crianças receberam as informações de forma interativa e divertida.

No estande da Defesa Civil, os alunos aprenderam sobre o propósito, significado, importância e atuação da Defesa Civil em nossa cidade. Eles serão agentes multiplicadores em suas famílias e comunidades, compartilhando conhecimentos e práticas preventivas de desastres naturais.

No estande da Polícia Ambiental, os alunos aprenderam sobre os crimes ambientais relacionados à pesca ilegal, especialmente durante a época da piracema, quando a pesca de qualquer tipo é proibida.

Em seguida, ocorreu uma discussão final para contextualizar todas as informações abordadas em cada estande sobre conhecimentos relacionados ao nosso maior bem natural, a água.

Para finalizar, os alunos desfrutaram de um almoço saboroso no local.