Saúde - Quarta-feira, 10 de Abril de 2024

Posto Municipal de Coleta de Sangue “Dr. João Batista de Souza Camargo” é inaugurado em Itapetininga

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (10), a cerimônia de inauguração do Posto Municipal de Coleta de Sangue de Itapetininga “Dr. João Batista de Souza Camargo”, à rua Dr. Jorge Ozi, 692, na área central da cidade.

A iniciativa, inédita em Itapetininga, é resultado do 3º Leilão Solidário, realizado durante a 50ª Expoagro. Na ocasião, graças aos lances alcançados nos arremates do mais diversos itens, foram arrecadados R$ 236,5 mil para a compra dos equipamentos necessários ao local.

Durante todo o processo de implantação do novo serviço foram realizadas inúmeras visitas das equipes técnicas do Hemonúcleo da UNESP de Botucatu para inspeção e, posterior, parecer favorável na instalação.

O último passo para a instalação do Posto de Coleta de Sangue no município foi a aprovação, por decisão unânime do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas de Botucatu, do Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Itapetininga e a UNESP.

O Posto de Coleta de Sangue conta com 8 salas, distribuídas em mais de 130 metros quadrados, oferecendo toda a comodidade aos doadores de Itapetininga.

Além do chefe do Executivo, a solenidade contou com as presenças de secretários municipais, vereadores, familiares e amigos do homenageado, colaboradores da unidade e diversos convidados.

É importante destacar que a gestão pública municipal obedeceu rigorosamente a todos os trâmites exigidos por Lei para a instalação, aquisição de equipamentos e operacionalização do Posto de Coleta de Sangue, de acordo com a complexidade que o processo demandou.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de processo licitatório, com a aplicação de recursos feita de forma transparente e com total lisura. Ao todo foram adquiridos mais de 30 itens destinados ao projeto em um investimento que superou o valor arrecadado.

O município também já contratou, por meio do último concurso público, os profissionais que atuarão no Posto de Coleta de Sangue, os quais irão receber a capacitação técnica exigida pela complexidade do serviço diretamente na UNESP de Botucatu.

Após a entrega oficial do novo serviço será iniciado o cadastramento para os futuros doadores.

Quem foi o Dr. João Batista de Souza Camargo

O Dr. João Batista de Souza Camargo era médico gastroenterologia, casado com a senhora Branca Thereza de Xocaira com quem viveu por 56 anos com muita cumplicidade, amor e respeito. Era pai de 4 filhos (Marcos, Patrícia, Simone e Gabriela) e avô de 3 netos (Francisco, Luiza e João Batista), que foram a felicidade de sua vida.

Passou em 1º lugar no vestibular de medicina da PUC – Pontifícia Universidade de São Paulo, sendo a 3ª turma da faculdade de medicina do município de Sorocaba no ano de 1953, concluindo a faculdade em 1958, fez residência na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, se especializando em cirurgia e clínica geral.

Transferiu-se para Itapetininga, em 1961, atuando como médico no antigo presidio da cidade, posto de puericultura do Bairro Paquetá, DERAC (Departamento de Estrada de Rodagem Atlético Clube) e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itapetininga na especialidade de gastroenterologista.

Abriu seu primeiro consultório em parceria com o dentista Dr. Fernando da Silva Rosa, na Rua Campos Salles. Deste lugar mudaram-se para a Rua José Bonifácio. Anos depois Dr. João Batista e outros médicos parceiros abriram uma policlínica na Rua Campos Sales. Com a venda do imóvel Dr. João Batista passou a atender no Largo da Matriz, por aproximadamente 30 anos.

Por fim, mudou-se definitivamente para a Rua Dr. Jorge Ozi nº 692, Centro, local onde foi instalado o Posto de Coleta de Sangue de Itapetininga, onde abriu sua clínica de endoscopia digestiva e atendeu até seus últimos dias, falecendo em 05 de novembro de 2017.