Saúde - Sexta-feira, 12 de Abril de 2024

4º Leilão Solidário para instalação da Casa de Apoio a Pacientes com Câncer em Itapeva reúne mais de 500 convidados

Com aproximadamente 500 convidados, o Leilão Solidário da 51ª ExpoAgro de Itapetininga reafirmou seu caráter humanitário e se consolidou como um grande sucesso em sua 4ª edição.

A ação, uma iniciativa da Prefeitura de Itapetininga com a parceria da organização do evento, setor agropecuário, empresariado, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Câmara Municipal e sociedade civil, teve neste ano, como causa, a arrecadação de recursos para a instalação, no município de Itapeva, de uma Casa de Apoio a Pacientes em Tratamento do Câncer. Os cidadãos itapetininganos já contam com outras duas unidades do serviço, instaladas nos municípios de Barretos e Jaú.

Foram arrematados de animais de raça, eletroeletrônicos, violão de cantores, quadros e uma grande variedade de outros itens. O evento foi realizado nesta quinta-feira, dia 11, no Barracão da Tatersal, no interior do Recinto de Exposições “Acácio de Moraes Terra”. O evento, a exemplo dos anos anteriores, marcou a abertura oficial ExpoAgro de Itapetininga. O levantamento com o total arrecadado entre a venda de convites, mesas e arremates das prendas será divulgado nos próximos.

O chefe do Executivo destacou as presenças e atuações dos vereadores de Itapetininga; do Presidente do Sindicato Rural de Itapetininga, Amauri Elias Xavier e de autoridades das esferas Federal e Estadual.

Também, com direito a homenagem em placas personalizadas, foi dado destaque à parceria dos casais José Furtado e Tata Furtado e Edson Benedetti e Dra. Ana Lúcia Lobo Benedetti, como padrinhos do 4º Leilão e grandes apoiadores das Casas de Apoio aos Pacientes com Câncer.

Marcaram presença, também, no 4º Leilão Solidário, secretários municipais e lideranças políticas e sociais.

Após a apresentação de um vídeo que mostrava as edições anteriores do Leilão Solidário e a destinação dos seus respectivos recursos, para o primeiro mamógrafo público, em 2018; para a reforma do Pronto Socorro Municipal, em 2019 e para a instalação de um Posto de Coleta de Sangue, em 2023, o chefe do Executivo destacou a importância do engajamento da sociedade nas ações direcionadas à saúde do município, inclusive da atual causa do leilão, e agradeceu aos parceiros e sociedade civil pela participação atuante nos Leilões Solidários.

Já a representante do Governo Federal anunciou, em primeira mão, a vinda de um investimento de R$ 3 milhões para Itapetininga que serão destinados em Pronto Socorro e construção de uma área de lazer na vila Olho D’Água.

Casa de Apoio em Itapeva

Anunciado em 08 de abril, dia em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, o objetivo do 4º Leilão Solidário é a instalação de uma Casa de Apoio a pacientes em tratamento contra o Câncer.

A futura unidade soma-se às casas de apoio já instaladas pela Prefeitura de Itapetininga nos municípios de Barretos e de Jaú.

De acordo com a administração municipal, o novo serviço é fundamental para aqueles que são encaminhados para o tratamento oncológico na Santa Casa de Itapeva, em um dos centros de referência na terapia da região.

Itapetininga, distante aproximadamente 130 quilômetros de Itapeva, terá um espaço para que pacientes e acompanhantes possam descansar e se alimentar até o momento das consultas ou exames médicos.

A Prefeitura já oferece o transporte gratuito aos pacientes, que será mantido. Quem estiver interessado apenas no transporte, poderá voltar.

Leilão Solidário: transparência e empatia

Já tradicional dentro da programação da feira, a ação assume um caráter solidário, graças à iniciativa da Prefeitura de Itapetininga e a parceria da Câmara Municipal, das Secretarias de Saúde e de Políticas Públicas para as Mulheres, além dos organizadores do evento, juntamente com o apoio da sociedade e empresários do segmento do agronegócio com doações dos mais variados itens para lances do leilão. 100% da renda do Leilão Solidário é destinada à saúde de Itapetininga.

Ao longo dos anos, o Leilão Solidário tem sido um importante instrumento de arrecadação de recursos para investimentos em equipamentos de saúde para a população itapetiningana.

2018

Aquisição do 1º mamógrafo público em Itapetininga – instalado no Centro de Saúde da Mulher “Amanda Coelho da Silva”
Valor arrecadado - R$ 140.200,00

Reforma do Pronto Socorro Municipal