Esportes e Recreação - Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Bocha Paralímpica de Itapetininga começa com vitória no 3º Campeonato Brasileiro de Jovens, em Curitiba

Atletas de Bocha da Escola Paralímpica de Itapetininga, Nataxa Aparecida de Andrade e Noeli Aparecida de Andrade (calheira) estão representando a cidade no 3º Campeonato Brasileiro de Jovens, realizado pelo Sesc PR, na cidade de Curitiba.

Na primeira rodada da competição, a atleta Nataxa já participou de três jogos e venceu dois. Foi classificada para a fase semi-final que está sendo realizada na tarde desta sexta-feira, e Nataxa disputa uma vaga para a Final com Luiza Vitória Alves da Silva, de São José dos Campos.

O Campeonato Brasileiro de Jovens teve início no dia 15, prossegue até domingo, 21 de abril, e reúne mais de 70 atletas de 17 estados, com idades entre 13 a 21 anos.

A cerimônia de encerramento e entrega de prêmios será no dia 20, a partir das 14h, no Sesc Curitiba.

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, deseja boa sorte às atletas paralímpicas e agradece pela representatividade, que leva o nome do município para todo Brasil. Vale ressaltar que as atletas são coordenadas pela Prof. Eunice Lima, da Escola Paralímpica de Itapetininga.

Sobre a Bocha Paralímpica

A bocha exige técnicas e táticas adequadas dos atletas para vencer a disputa e é uma modalidade que auxilia em proporcionar novas oportunidades para pessoas com grau severo de comprometimento motor e/ou múltiplo.

Os atletas utilizam cadeiras de rodas e seu objetivo é lançar 12 bolas coloridas (azuis e vermelhas) o mais próximo possível de uma bola branca (chamada de "jack" ou "bolim"). É permitido o uso das mãos, dos pés, de instrumentos de auxílio e até mesmo a assistência de ajudantes, especialmente para os atletas com maior comprometimento motor.