Esportes e Recreação - Quinta-feira, 02 de Maio de 2024

Atletas da Escola Paralímpica intensificam treinos em busca de vaga nas Olimpíadas 2024, em Paris

A Escola Paralímpica de Itapetininga iniciou os seus trabalhos em junho de 2023. Tudo começou com um projeto em 2012, quando os alunos com deficiência eram incluídos nas escolas de ensino do Sistema Municipal de Educação.

Hoje são 60 atletas, que treinam em várias modalidades como atletismo, bocha, futebol de físico, parabadminton e triathlon (natação, bike e corrida).

Os atletas estão treinando incansavelmente para as próximas competições de 2024. A última competição foi no domingo, dia 28 de abril, quando os atletas encararam a 3a etapa do Desafio Internacional CPB/ CBAT, em São Paulo. Na categoria Arremesso de Peso Feminino, a paratleta itapetiningana Sueli Pereira Soares ficou em 1º lugar, com a marca de 9m50 na prova.

Esta etapa recebeu 107 atletas paralímpicos, sendo 73 homens e 34 mulheres, em competição que vale índice para as Olimpíadas de Paris 2024.

O Desafio é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com o objetivo de difundir e desenvolver a prática da modalidade no país.

Esta foi a última competição a reunir a Seleção Brasileira de atletismo antes do Mundial da modalidade, que acontecerá em Kobe, no Japão, de 18 a 25 de maio, para o qual o CPB convocou 50 atletas e 10 atletas-guia.

Escola Paralímpica

A escola Paralímpica de Itapetininga atende crianças a partir dos 9 anos e vai até a idade adulta; da pessoa com deficiência, seja ela física, visual e intelectual.

No período noturno, aulas acontecem no Sesi, em parceria com a Prefeitura de Itapetininga.

Os alunos realizam as atividades de segunda à sexta-feira, das 18h às 20h.

No período da manhã, as aulas acontecem no Ginásio Esportivo - Estação Cidadania (ao lado do Sesi).

Neste período, as atividades são desenvolvidas das 8h às 10h30, nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras. E aos sábados, às 14h30.
A Prefeitura disponibiliza transporte para todas as crianças que participam da Escola Paralímpica.

Para participar é preciso levar 1 cópia do RG e laudo da deficiência. Se o(a) aluno(a) for menor, é necessário também uma cópia do RG, do responsável.

Para mais informações, entrar em contato com a coordenadora e professora responsável da Escola Paralímpica, pela rede social direct:  @eunice.lima.100