Promoção Social - Sexta-feira, 10 de Junho de 2016

Promoção Social intensifica Blitz Social no inverno

Principal objetivo é identificar, cadastrar e encaminhar a pessoa para a rede de atendimento

Promoção Social intensifica Blitz Social no inverno

A Prefeitura de Itapetininga, através da Secretaria de Promoção Social, está realizando várias ações para o acolhimento de moradores de ruas com a chegada dos dias mais frios.  O órgão que conduz essas ações é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS. O CREAS desenvolve, através do Projeto SOMAR, buscas diárias a pessoas em situação de rua.

No inverno a equipe intensifica a realização da BLITZ social, realizando essa ação, pelo menos, três vezes na semana. O principal objetivo é identificar, cadastrar e encaminhar a pessoa para a rede de atendimento disponível no município.

Em Itapetininga quem realiza esse importante trabalho é o S.O.S – Serviço de Obras Sociais. Uma vez acolhidos no S.O.S, os moradores de rua tem a oportunidade de tomar um banho quente, dormir em uma cama com cobertor, colocar uma roupa limpa e fazer as três refeições diárias.

No momento em que essas pessoas são atendidas, são avaliados diversos aspectos, como o desejo de mudança, história de vida nas ruas, uso de substâncias psicoativas, existência de vínculos familiares, pendências jurídicas, entre outros. Identificado o problema, a Secretaria da o encaminhamento correto para cada caso.

Em casos em que essas pessoas se recusam a ir ao SOS voluntariamente, a equipe doa cobertores e agasalhos para que eles fiquem aquecidos no frio. Por isso, a parceria com o Fundo Social é fundamental nessas ações. O FSS faz a coleta dos cobertores e dos agasalhos que serão doados.

O Secretário de Promoção Social, Ivan de Paula, ressalta o trabalho da pasta em relação aos moradores de rua, “Temos desenvolvido várias ações para o acolhimento de moradores de ruas neste inverno. Fazemos todo o atendimento, desde a parte de saúde até o psicológico. Nossos educadores sociais realizam importante trabalho, ficando na linha de frente desse processo. Nossa ideia é que esse número possa diminuir, enquanto isso fazemos de tudo para que essas pessoas não fiquem sem assistência e que possam atravessar este frio com um pouco mais de humanidade, dignidade e sempre aquecidos”.

AMANHÃ TEM BLITZ SOCIAL

Amanhã, 11, as equipes da promoção Social vão realizar a Blitz Social nas ruas da cidade. O Fundo Social de Solidariedade já disponibilizou cobertores e agasalhos para serem entregues às pessoas em situação de risco. Além disso, a Secretaria de Saúde deixou a disposição uma ambulância para qualquer eventualidade de ordem médica. As operações começam a partir das 20h e devem seguir madrugada adentro.