Itapetininga registrou queda em todos os indicadores relacionados a roubos e furtos em 2025 em um comparativo com o ano de 2024. As estatísticas oficiais são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
A queda nos índices dos chamados crimes contra o patrimônio apresentou os seguintes percentuais em 2025:
Roubos em geral – redução de 25,81%
Roubos de veículos – redução de 28,57%
Roubos de carga – redução de 100%
Furtos em geral – redução de 6,75%
Furtos de veículos – redução de 7,94%
Os dados reúnem informações da Polícia Civil, Polícia Militar e Superintendência da Polícia Técnico-Científica.
Guarda Civil Municipal (GCM)
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapetininga encerrou o ano de 2025 com um balanço expressivo de atuação em prol da segurança pública. Ao todo, foram registradas mais de 11 mil ocorrências atendidas ao longo do ano, demonstrando a presença constante e a eficiência da corporação no dia a dia da cidade.
A corporação, que tem como atuação principal realizar o patrulhamento preventivo e ostensivo a áreas e equipamentos públicos, também realiza o monitoramento e patrulhamento ostensivo contínuo e diário em Itapetininga 24 horas, em apoio à Polícia Militar e demais forças de segurança, com atuação intensificada em áreas específicas no combate à criminalidade, tanto na área urbana como rural do município. Esse apoio se estende, ainda, na participação de Operações Integradas onde os agentes da GCM se unem às outras corporações nas mais diversas ações.
Entre os principais destaques da GCM estão as 3.647 ações de patrulhamento preventivo e 1.178 abordagens a pessoas em atitudes suspeitas, reforçando o trabalho estratégico voltado à prevenção da criminalidade. Diariamente, a GCM atende, em média, de 30 a 40 ocorrências, com agilidade e pronta resposta às demandas da população.
A Prefeitura vem investindo no aparelhamento, formação, capacitação e aumento do efetivo da corporação. Aquisição de armamentos para os agentes de segurança, criação do plano de carreira para os agentes, além da ampliação em mais de 100% do efetivo da GCM foram importantes iniciativas para o fortalecimento da corporação.
Atualmente, a corporação conta com um efetivo de quase 100 guardas municipais, distribuídos em sete equipes por turno, que atuam tanto no período diurno quanto no noturno. A estrutura operacional inclui 10 viaturas e seis motocicletas, garantindo mobilidade, rapidez e cobertura em diversas regiões do município.
Outro importante destaque é o trabalho do Canil da GCM, que tem papel fundamental em operações de segurança. Os cães altamente treinados auxiliam principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes, buscas, apreensões e apoio a outras forças policiais. O cão Akila, farejador especializado da raça belga malinois, tem protagonizado ações de grande relevância. Também integram o canil os cães Zomer, pastor alemão; Bereta, pastora holandesa; e Balrog, belga malinois, todos treinados para faro, busca, captura de foragidos e proteção, atuando tanto em Itapetininga quanto no apoio a operações regionais.
A GCM de Itapetininga é reconhecida como referência no município e para outras corporações, ministrando cursos e treinamento para GCMs de diversas outras cidades, como Paranapanema e Votorantim, recentemente capacitados. Da mesma forma, a corporação de Itapetininga passa por treinamentos e capacitações técnicas constantes, inclusive com certificação internacional, com o objetivo de aprimorar ainda mais as técnicas de segurança pública que são colocadas em prática nas ruas.
O fortalecimento da GCM ao longo de 2025 é resultado de investimentos contínuos em veículos, equipamentos, armamentos, ampliação do efetivo e treinamentos constantes, o que tem elevado o nível de preparo da corporação.
A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, reafirma, ainda, seu compromisso com a proteção da sociedade e se mantêm à disposição da população por meio do telefone 153.