.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 9:00 às 17:00 Horas

Cultura e Lazer

COPA BABY

Programa Municipal
Evento esportivo está na sua 5ª Edição, contando com a participação de 250 equipes e cerca de 2.500 atletas. O evento é realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer, sem qualquer ônus para os participantes, gerando igualdade entre os competidores, motivo pelo qual o evento vem crescendo com equipes representando os bairros da cidade. Além de Itapetininga, participam mais 18 municípios de nossa região.


FESTIVAIS DE MÚSICA E CRIAÇÃO DO ITAPÊ HITS

Programa Municipal
Estimulando a música, os Festivais Gospel, RAP, Rock, além do EXPOMUSIC selecionam bandas regionais para tocarem no palco principal da ExpoAgro. Também foi retomado o Festival Teddy Vieira e Nhô Bentico, que apresenta música sertaneja de raiz.
Buscando revelar e valorizar a produção artística dos novos talentos musicais a Prefeitura lançou em 2005 o Itapê Hits, que está em sua 5ª edição. O projeto, com parceria da iniciativa privada, proporciona aos artistas locais uma importante oportunidade para a divulgação de suas músicas, atraindo artistas dos mais variados estilos musicais (sertanejo, música raiz, MPB, gospel, rap, rock pop e rock pesado). Os melhores grupos ou artistas de cada estilo são convidados para a gravação de um CD, que divulga os talentos locais. Já foram gravadas mais de 130 músicas de mais de 400 músicos de Itapetininga.


CENTRO ESPORTIVO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA

Programa Municipal
Inaugurado em 2007, oferece gratuitamente aulas de ginástica artística para os jovens de Itapetininga. Além das atividades esportivas, o centro disponibiliza uma biblioteca e sala de estudos sobre as modalidades. No centro também ocorre anualmente o "Festival Municipal de Ginástica Artística" que recebe aproximadamente 140 meninas e 10 meninos, das faixas etárias de 6 a 12 anos.
Telefone: 3275-2205
Rua Quintino Bocaiuva, 420 - Centro
Jogos Regionais 2006 e 2011
Parceria Estadual
Em sua 55ª edição (2011), participaram 6 mil atletas de 62 cidades. Pela quarta vez Itapetininga sediou os Jogos Regionais da 8ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, considerado um dos maiores eventos esportivos do interior. Além de inúmeros benefícios para o esporte local, o evento atrai milhares de visitantes, movimentando a economia da cidade.
Foram gastos em reformas R$450 mil reais para 2011, a Prefeitura ampliou a quadra do Ginásio de Esportes Ayrton Senna da Silva, para o tamanho oficial (40x20m), além da reforma das canchas de malha e bocha e entre outros espaços esportivos, sendo, Itapetininga muito elogiada pelos dirigentes esportivos dos jogos regionais.


JORI - JOGOS REGIONAIS DO IDOSO

Parceria Estadual O Jogos Regionais do Idoso é uma realização do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Esporte e Juventude do Estado de São Paulo, e do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapetininga. Em 2011, Itapetininga foi novamente sede dos Jogos Regionais, que está em sua 15ª edição e recebeu mais de 2.500 pessoas, entre atletas e comissão técnica, de cerca de 60 municípios.


TEATRO SESI

Parceria Público-Privada
Antigo desejo da população e resultado de intenso trabalho da administração municipal junto à FIESP-Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o Teatro do SESI "Professora Jovina Leonel da Silva" é uma conquista histórica para toda a região de Itapetininga. Com uma construção moderna, nossa cidade é beneficiada gratuitamente com mais de 130 atrações culturais por ano, como shows, peças de teatro, exposições e apresentações de música e dança.
Telefone: 3275-7920
Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 - Vila Rio Branco


PROJETO BATUTA

Programa Municipal
Implantado em 2010, o Projeto Batuta realiza aulas de violão e música para crianças e adolescentes do Jardim Bela Vista, envolvendo voluntários. O projeto é uma iniciativa que visa despertar musicalidade nas crianças. Atualmente, o projeto conta com 50 crianças e dois professores voluntários.
Telefone: 3275-1305
R. Josepha Zaglobinsk Krapf, 81


PROJETO GURI

Parceria Estadual
Implantado em 2010, o Projeto Guri é uma parceria do Governo do Estado com o CESIM - Centro Social Irmã Madalena e tem o apoio da Prefeitura. Oferece cursos de música para crianças e adolescentes do Taboãozinho. No momento são 87 alunos cursando iniciação musical, canto coral, violão e percussão.
Para 2012 a previsão é um aumento de 30% no número de alunos.
Telefone: 3273-2094
R. Hélio Ayres Marcondes, 17


PROJETO RADAR

Programa Municipal
O Projeto RADAR (Ronda de Amparo e Defesa ao Adolescente na Rua), foi implantado em 2006, com o objetivo de contatar e cadastrar crianças e adolescentes em situação de risco, incluindo o combate ao trabalho infantil. Crianças e adolescentes identificados nessas situações são encaminhados para Programas da Prefeitura com acompanhamento escolar e profissional, que conta hoje com quatro educadores e 165 crianças. O Projeto é desenvolvido com o apoio do Conselho Tutelar e do Poder Judiciário.
Telefone: 3275-4381
Rua João Evangelista, 416 - Centro


CONDEPAC É CRIADO EM ITAPETININGA

O Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico, Literário e Paisagístico de Itapetininga é responsável pelos processos de tombamento dos bens materiais e imateriais do município.


CRIAÇÃO DO CAMPEONATO VARZEANO

Programa Municipal
Através da Secretaria de Esporte e Lazer, anualmente em agosto é realizado o Campeonato Municipal de Futebol. Dividido em duas divisões, oito equipes na primeira Divisão e em média 24 equipes na Segunda Divisão, há disputas acirradas com equipes a cada ano melhores e o crescente número de torcedores que vêm fazendo desse evento um sucesso.
Em 2012, visando melhorar ainda mais o evento e dar maior segurança aos atletas e árbitros, a Prefeitura Municipal investiu mais de R$ 140.000,00 com alambrados de seis campos de futebol, atendendo aos bairros: Vila Maria Isabel, Vila Palmeira, Vila Paulo Aires, Jardim Shangrilá, Chapada Grande e Distrito do Tupi, com implementos do campo do Bairro da Chapadinha e com a construção de um novo campo de futebol no Bairro do Taboãozinho, totalizando assim, oito campos de futebol totalmente fechados.


FESTIVAIS TURÍSTICOS

Programa Municipal
Atuando na criação de festivais gastronômicos, como o Festival do Boteco, que além de valorizar e divulgar a culinária local, traz para a cidade grande número de turistas. Participam do Festival de Boteco mais de três mil pessoas por noite.


AÇÕES CULTURAIS NOS BAIRROS

Programa Municipal
Com ajuda dos Governos Federal e Estadual e de parcerias público-privadas, os bairros e distritos foram contemplados com dezenas de atividades culturais gratuitas nos últimos anos. Entre as ações estavam, Circo nos Distritos, Projeto Conexão Tigre - Cinemóvel, Amostra de Circo, Carnaval nos bairros, Circuito Cultural Paulista, Cine Monsanto - Cinema, Programação regionalizada das festividades de aniversário de Itapetininga.
E já estão previstas até o final de 2012, as atividades Caravana da Cultura, que contará com um ônibus com artistas de música, teatro, dança, literatura, folclore, artes visuais. A Biblioteca nos bairros levará até as comunidades parte do acervo da biblioteca municipal aos bairros e banda municipal para se apresentar em escolas municipais e estaduais.
CAMPEONATO RURAL DE FUTEBOL
Programa Municipal
Em sua 3ª edição, realizado no Distrito do Gramadinho, em parceria com a Associação de amigos de bairro, vem sendo um sucesso. O Campeonato conta com duas categorias, Principal e Veteranos, e as equipes são compostas apenas por representantes da zona rural. Os jogos são realizados aos domingos no Estadio de Futebol Rubens Murosaki, no Distrito do Gramadinho. Com jogos bastante disputados e grande público, é garantia de entretenimento e diversão a todos os cantos de Itapetininga.


CENTRO DE XADREZ

Programa Municipal
Em Itapetininga, hoje, são desenvolvidos 15 projetos na Rede Municipal de Educação, o novo espaço será utilizados por estas escolas, para que os alunos possam melhorar seus jogos e representar Itapetininga em competições.
No núcleo, além de serem ministradas aulas de xadrez e damas, também servirá como espaço para prática das respectivas modalidades. Também é realizado o "Festival de Xadrez", que permite que os atletas possam trocar experiências com enxadristas de outros municípios e estados. O Festival de Xadrez também contribui para o aquecimento da economia local.
O Centro Municipal de Xadrez de Damas está localizado a Rua Cel. Joaquim Leonel, 103, Centro.


MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS

Em comemoração aos 60 anos da Duratex, Itapetininga recebeu em 12 de agosto a apresentação da Orquestra Filarmônica Bachiana SESEI/SP regida pelo maestro João Carlos Martins. A apresentação foi gratuita e aberta ao público. Em plena Praça Peixoto Gomide, os itapetininganos puderam apreciar a boa música clássica de Bach e Beethoven e um pouco do compositor brasileiro Villa Lobos, como Trenzinho Caipira, Samba Paulista e Trem das Onze, do grupo Demônios da Garoa. Na ocasião o jovem Tenor Jean Willian encantou os presentes cantando My Way. O evento foi uma parceria da Duratex com a Prefeitura de Itapetininga. Na sua visita a Itapetininga João Carlos Martins pôde conhecer algumas iniciativas socias promovidas em nossa cidade, como o Projeto Guri, que ensina música para crianças e adolescentes de baixa renda, e o Projeto Meninos da Porteira, que promove aulas de música e ações culturais na cidade. João Carlos Martins é pianista e maestro conhecido em várias partes do mundo, não só por seu talento musical, mas também por sua capacidade de superação, após inúmeros problemas de saúde que ameaçaram sua carreira. No entanto seu amor pela música fez superar todas as adversidades, sendo considerado um exemplo de motivação e determinação. Hoje juntamente com a Fundação Bachiana leva o ensino musical a mais de 1000 crianças e mantém duas orquestras, uma delas em benefícios de jovens de baixa renda.


CONSTRUÇÃO DA CICLOVIA

A primeira etapa das obras que serão realizadas com recursos próprios, deve contemplar a Marginal do Chá, próxima ao Recinto de Exposições Acácio de Moraes Terra. Já na segunda fase, a ciclovia será implantada na Avenida Wenceslau Braz, próxima ao Paço Municipal, através de recursos federais, que devem ser liberados em breve. Conforme a Secretaria de Planejamento, responsável por este projeto inovador, as obras devem abranger uma malha de cerca oitenta quilômetros voltados para a circulação de bicicletas contemplando os principais acessos e avenidas do município.


MÚSICA NA ESCOLA

Estudos realizados recentemente comprovam a importância da música ao ser humano, especialmente às crianças, em fase de desenvolvimento e aprendizado do mundo. E é com mais este recurso que a Rede Municipal de Ensino contará. A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretária da Educação, realizou a capacitação de professores para o Projeto música na Escola. A formação contou 30 horas presenciais e teve objetivo de garantir a continuidade ao trabalho realizado inicialmente nas classes dos primeiros anos da Rede. Considerando que os professores que ministram aulas de música não são especialistas, a formação é indispensável para que eles sejam capazes de realizar a tarefa de modo a atender as metas do projeto. A capacitação aconteceu na Oficina Pedagógica e no Polo "Chopin Tavares de Lima" - UAB (Universidade Aberta do Brasil), no Bairro Taboãozinho.


QUADRA NO TUPI

Inaugurada em 7 de maio de 2011, a inauguração da quadra poliesportiva "José Candido Meira", um espaço que conta com uma grande estrutura para prática de esportes, banheiros, vestiários, atendendo a todas as exigências de acessibilidade.


.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2020

R$ 100,76

.
UFM - 2021

R$ 104,70

.
UFM - 2022

R$ 115,87

.
UFM - 2023

R$ 123,36

.
.

Prefeitura Municipal de ITAPETININGA - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.