Prevenção - Sexta-feira, 15 de Junho de 2018

Espaço da Melhor Idade realiza palestra de orientação

“Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”

Espaço da Melhor Idade realiza palestra de orientação

Ações específicas para orientar a população sobre a importância de cuidar dos idosos com responsabilidade, carinho e atenção. Neste 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, uma palestra de orientação no Espaço da Melhor Idade de Itapetininga.

A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. De acordo com relatório do Ministério dos Direitos Humanos, crianças, adolescentes e idosos foram vítimas de 82,13% das denúncias de violências registradas em 2017.

Idosos que sofrem agressões físicas e morais devem ligar no Disque Denúncia 181. A denúncia possui garantia de sigilo absoluto e anonimato e o denunciante poderá acompanhar as providências tomadas e os resultados obtidos pelas Polícias Civil e Militar. As ligações são de graça e o serviço funciona todos os dias em qualquer horário. Em Itapetininga, denúncias também podem ser feitas na Secretaria da Promoção Social que fica à rua João Evangelista, 1018 ou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que recebe a denúncia e auxilia familiares e idosos nos mais diversos casos.