Trânsito e Cidadania - Quinta-feira, 02 de Maio de 2024

Prefeitura de Itapetininga prepara atividades da Campanha Maio Amarelo 2024

Prefeitura de Itapetininga prepara atividades da Campanha Maio Amarelo 2024

A Prefeitura de Itapetininga por meio da Secretaria de Trânsito, a exemplo de anos anteriores, vai realizar atividades e ações referentes a Campanha Maio Amarelo, que com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

É um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

Colaboradores da Sabesp também participarão da campanha, assistindo a palestra sobre o tema, ministrada pela GCM, no dia 9 de maio. Além disso, todos receberão material da campanha.

Nos dias 13, 15 e 17 de maio, alunos da EMEI Valter Aliberti Júnior, e EMEFs Jandyra Vieira Marcondes e Zarife Iared assistirão a palestra sobre o tema e, no final, receberão folders da Campanha Maio Amarelo, totalizando mais de 1.000 estudantes.

Já no dia 21, os alunos da escola da Varginha vão assistir à palestra e, no dia 23, será ministrada a última palestra na escola Eudóxia Ferraz, no Distrito do Tupi. Na zona rural serão mais de 300 estudantes.

Nos principais cruzamentos da cidade foram colocadas faixas de conscientização no trânsito, que permanecerão até o fim do mês de maio. Vale ressaltar que nos principais cruzamentos estão sendo pintadas ou revitalizadas as faixas de pedestre, bem como a manutenção dos semáforos, para garantir a segurança de todos no trânsito.

Em 2024, o tema da Campanha é “Paz no Trânsito Começa por Você”. Na verdade, este tema quer estimular toda sociedade a trazer esse assunto em todos os ambientes. “Será mesmo que eu carrego paz nas minhas atitudes todos os dias? E será que ela se estende para meu comportamento enquanto estou andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público?”

Desde 2011 o Brasil está engajado na Campanha Maio Amarelo. Aqui em Itapetininga, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito, estão sendo preparadas algumas ações em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal) e Detran, para uma maior conscientização e diminuição do número de mortes e feridos em acidentes de trânsito.