Educação - Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

Retomada obra da EMEI da Vila Arruda

A administração retomou a construção da EMEI da Vila Arruda. Com a futura unidade, serão atendidos 380 alunos de quatro meses até cinco anos de idade. A obra apresentava problemas na justiça o que impedia a continuidade dos serviços. Com o reinício, serão gerados aproximadamente 100 empregos diretos e indiretos. A previsão é que a escola seja entregue no próximo ano letivo.

“É uma escola modelo. Irá atender tanto as crianças da Vila Arruda como bairros próximos. É importante para as crianças que terão garantido ainda o acesso à creche”, afirmou a Chefe do Executivo.

A EMEI da Vila Arruda será a maior escola da rede municipal de ensino de Itapetininga, com 2.226 m² de área de construção num terreno de 2,6 mil m². O projeto aproveitou o desnível do local e terá três pavimentos, subsolo, térreo e 1º andar. São 14 salas de aula distribuídas para berçário, maternal, minimaternal e jardim. A acessibilidade está garantida para alunos e funcionários com a instalação de elevadores.

No subsolo, as crianças contarão com uma generosa área coberta de 590 m². Isso permitirá que bebês façam pequenas recreações e os demais alunos desfrutem de um espaço para entretenimentos na sombra e protegidos de raios solares. Em sala do berçário há uma área para banheiro e trocador para os pequenos. Serão construídos lactário, fraldário, solário, recepção, secretaria, cozinha, refeitório, além de banheiros distribuídos nos três pavimentos

Zero fila de espera

Desde a inauguração da EMEI da Nova Itapetininga, em março deste ano, a Prefeitura de Itapetininga zerou a fila de espera por uma vaga na creche. É um marco para a educação municipal que buscava colocar 100% das crianças dentro da sala de aula. A meta do Plano Nacional de Educação era atender até 2024 as crianças de até 4 anos e foi atingida já em 2019.

No começo da administração havia longa fila de espera. Uma força tarefa verificou a ociosidade das escolas, além de 6 reformas e ampliação e 5 novas construções foram realizadas. Órgãos internacionais estimam que para cada 1 dólar investido na primeira infância, haja o retorno de 7 dólares no futuro, em crescimento da economia e redução de gastos.