Trabalho e Desenvolvimento - Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2020

Multinacional holandesa em Itapetininga é destaque na América do Sul no consumo de ovos

Confira

De cada quatro ovos consumidos na América do Sul, um é derivado de linhagem de Itapetininga. A responsável pelo fornecimento é uma multinacional holandesa, instalada no Distrito da Conceição. O diretor da companhia, Marco Aurélio de Almeida, calcula que Itapetininga responde pelo fornecimento de matrizes que atenderão as granjas que produzem 20 bilhões de ovos anuais.

“Trabalhamos com linhagem primária de animais de aves posturas. É uma indústria de importância estratégica muito grande que está sediada aqui em Itapetininga. De cada quatro ovos comerciais consumidos por seres humanos na América do Sul, um vem derivado de linhagem de Itapetininga. Em termos de números, do consumo total de aproximadamente de 80 bilhões de ovos da América do Sul, cerca de 20 bilhões são derivados de nossa cidade”, afirmou Marco Aurélio de Almeida.

Estes números explicam a colocação da empresa que é líder mundial em genética de Aves de Postura. O diretor explica que a melhoria genética começa num ciclo que se inicia na Europa, onde estão a linhagem pura, delas são geradas as bisavós. De seu acasalamento, nascem as avós que são exportadas para Itapetininga. Destes casais, são geradas as matrizes que são os frangos que serão abatidos ou galinhas poedeiras.

Em 2020, a filial brasileira pretende aumentar de 25 mil para 42 mil aves, consideradas de linha pura. De acordo com o executivo, toda a tecnologia será instalada no município. A intenção é que toda a cadeia produtiva do setor seja implantada em Itapetininga. O anúncio da ampliação foi feito no ano passado. Serão construídos na sede da empresa, no Distrito da Conceição, mais três galpões para produção de ovos.

A expansão, de acordo com o diretor, ampliará em mais de 100% a mão-de-obra especializada já atuante na multinacional. Conforme o executivo, a empresa tem condições de fornecer a linhagem para as granjas que produzem 40 bilhões e atender todo o território nacional. Ele explicou que a granja possui uma preocupação sanitária rígida na criação das aves baseada em protocolos de biossegurança.