Geral - Terça-feira, 05 de Agosto de 2014

Novos negócios para gerar empregos

Crescimento econômico

Novos negócios para gerar empregos

Um novo horizonte está se abrindo para Itapetininga. Nos últimos dois anos, várias medidas foram tomadas para que o município seja atraente em todos os setores da economia. Serviços, abertura de novas empresas de médio e de grande porte e industrialização, todos esses caminhos estão sendo trilhados e bem planejados pela administração municipal. As secretarias trabalham em conjunto e, hoje, os resultados já são visíveis.

Vários pontos chamam atenção. Só nas últimas semanas, três novas concessionárias de automóveis importados anunciaram a chegada ao município, Renault, Honda e Toyota. Além disso, a indústria do setor automotivo Toyoda Gosei deve iniciar suas atividades nas próximas semanas, e as cooperativas da Batavo/Castrolanda, do segmento de alimentos lácteos, começa seu funcionamento ainda no segundo semestre.

A localização privilegiada de Itapetininga ficou mais evidente após a duplicação da Raposo Tavares. Hoje, nossa cidade é rota certa de milhares e milhares de pessoas. A população de 153 mil pessoas potencializa uma força para o mercado de trabalho e também um mercado consumidor igualmente importante.

Mas para que essa realidade chegue mais rapido, a Prefeitura está trabalhando forte para melhorar vários pontos importantes. A educação é um dos exemplos. A meta do governo municipal é que nos próximos anos as creches da cidade supram o déficit de vagas, zerando esse número. A educação profissionalizante também está sendo olhada de perto. Atualmente, Itapetininga conta com 5 escolas profissionalizantes, em um total de 26 cursos, ou seja, mão de obra local e qualificada para vários segmentos da indústria e outros.

Com um planejamento bem feito, processo de crescimento industrial e de serviços é inevitável. O legado desse processo será a melhora na qualidade dos empregos gerados, impedir o êxodo de jovens para outros municípios e, principalmente, a melhoria da renda e do poder de consumo.

Novas Concessionárias

Nas últimas semanas, três novas concessionárias de marcas importadas anunciaram a chegada ao município, Renault, Honda e Toyota. Novos empregos estão sendo gerados e colocando Itapetininga como uma das forças na região quando o assunto é automóvel.

Início das Atividades de novas empresas

Ainda neste ano duas grandes indústrias iniciam suas atividades. No setor automotivo, a Toyoda Gosei está investindo aproximadamente R$ 90 milhões na construção da fábrica, gerando mais de 300 empregos diretos e indiretos. A previsão de faturamento deve chegar a 60 milhões por ano dentro de pouco tempo, contribuindo para a geração de novos empregos e aumento da arrecadação municipal.

Já a futura indústria Batavo/Castrolanda irá aumentar em 22,5% a produção paulista de leite. Quando iniciar as atividades, a empresa irá gerar 250 empregos diretos e outros 1.260 indiretos. Itapetininga é considerada uma região estratégica, com fácil acesso para o Paraná e o interior do Estado pelas rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares. O investimento é de aproximadamente R$ 120 milhões.

Prêmio Prefeito Empreendedor

O chefe do executivo ganhou do Sebrae, o prêmio Prefeito Empreendedor, com um Projeto Empreendedor em Agronegócio, valorizando a vocação de Itapetininga, na área agropecuária, para implementar um Plano de Governo estruturando ações voltadas aos pequenos empreendedores e produtores rurais.

Aumento do número de empresas abertas

De janeiro até maio, 60% das empresas abertas no município são de médio e pequeno porte, fato que estimula a economia e ajuda na geração empregos. Para se ter uma ideia, só nos primeiros cinco meses do ano foram abertas 515 novas empresas. Além disso, o posto do SEBRAE Itapetininga oferece capacitação e palestras semanais para microempresários e empreendedores.