Saúde - Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023

Itapetininga tem a 5ª melhor rede básica de saúde do Estado de São Paulo e 24º do Brasil , aponta ranking do Ministério da Saúde

A atenção das unidades básicas de saúde de Itapetininga ocupa o 5º lugar no Estado de São Paulo e está na 24ª posição no Brasil entre as cidades de porte médio, entre 100 mil e 500 mil habitantes. A informação é do Ministério da Saúde, no ranking Previne Brasil, referente ao segundo quadrimestre de 2022. No desempenho geral do período, a cidade alcançou a nota 8,04, numa escala possível de zero a 10.

O avanço decorre da gestão municipal manter uma forte rede de promoção e prevenção da saúde na Atenção Primária de Saúde. Na prática, o município receberá do Ministério da Saúde um maior repasse financeiro federal por ter atingido altos índices nos critérios estabelecidos pelo programa.

De acordo com os indicadores, a rede básica de saúde de Itapetininga está em 5ª posição no cenário nacional, na proporção de crianças de um ano de idade vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções e Poliomielite inativada.  Na atenção às gestantes, a cidade está em 6º lugar no país. Neste serviço, o Ministério da Saúde recomenda que sejam feitas no mínimo seis consultas durante o pré-natal.

Na proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS, mais conhecido como exame de papanicolau, a cidade se destaca em 29º no país. Na atenção odontológica para gestante, o ranking ocupado é 56ª posição. Na proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida no semestre, Itapetininga está em 56º lugar  e diabetes 71ª colocação no Brasil.