Administração - Segunda-feira, 06 de Maio de 2013

Melhorias no ambiente profissional promove mais Segurança ao trabalhador

Melhorias no ambiente profissional  promove mais Segurança ao trabalhador

O Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo.  E é pensando no trabalhador que a Prefeitura, através do setor de Segurança do Trabalho está desenvolvendo ações de melhorias em todas as Secretarias.

Estão sendo realizados LTCATS( Laudos Técnicos de Condições Ambientais de Trabalhos) para todas as categorias de funcionários. A CIPA tem feito reuniões mensalmente para notificar fatos e implantar melhorias nos ambientes de trabalho. Além de vistorias, com relatório de sugestões de melhorias atendendo a legislação vigente, com o objetivo de promover a prevenção da saúde e reduzir o número de acidentes e incidentes dos funcionários públicos.

Segundo a técnica de Segurança do Trabalho, Daniela Moreira Rodrigues, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente identificou os riscos que os funcionários da poda, estão expostos  e realizou o treinamento NR 12 (Norma Regulamentadora), que mostra como fazer a poda correta com a utilização de motoserras, observando o trabalho em altura, e a segurança utilizando capacetes, óculos de segurança e protetor auditivo.

Para 51 funcionários que trabalham diretamente e indiretamentes em serviços de instalações elétricas das secretarias de Educação, Obras e Serviços, e Seção Operacional de Trânsito, foi realizado o treinamento obrigatório da Norma Regulamentadora (NR 10 – Instalações e Serviços em Eletricidade).

“É importante salientar, que além de instruirmos como manusear os equipamentos, foram dadas palestras sobre uso e conservação do Equipamento de Proteção Individual (EPI), para cerca de 200 funcionários da Garagem Municipal e Secretaria de Obras e Serviços”, destaca Daniela, técnica de Segurança do Trabalho.

Os Professores de Educação Física e Diretores de todas as escolas municipais participaram também de treinamento de primeiro socorros, como por exemplo, quedas, fraturas, queimaduras, técnicas de desengasgamento entre outros assuntos. Em cada treinamento e palestras foram desenvolvidas aulas práticas e teóricas.

A cada dia o setor está desenvolvendo ações que estimulem os funcionários a trabalhar com mais segurança.