Trabalho e Desenvolvimento - Quinta-feira, 21 de Março de 2024

Indústria de fertilizantes anuncia instalação em Itapetininga com criação de 400 empregos e investimento de R$ 50 milhões

Foi anunciada nesta quinta-feira (21), a instalação em Itapetininga de uma filial da Equilíbrio, empresa 100% nacional, com matriz no estado de Goiás, que atua no mercado de fertilizantes.

O anúncio foi feito diretamente da sede da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e contou com as presenças de representantes do Governo Estadual, Municipal e do sócio-proprietário da empresa.

O investimento previsto na instalação da companhia em Itapetininga será de R$ 50 milhões, com a geração de 400 postos de trabalho, entre diretos e indiretos.

Na avaliação da administração municipal, a instalação da filial em Itapetininga contribui para o fortalecimento do país no segmento de fertilizantes, insumo do qual o Brasil ainda é dependente do mercado externo.

Segundo a Associação Nacional para a Difusão de Adubos (ANDA), mais de 70% dos fertilizantes usados na agricultura brasileira são importados.

Soja é destaque em Itapetininga

Um dos indicadores de que a agricultura regional vem expandindo seu mercado está no fato de Itapetininga ser o primeiro município do Brasil em produtividade no cultivo da soja, superando os principais concorrentes do Centro-Oeste.

Em média, foram registradas de 4,8 toneladas por hectare. Os dados foram apurados pelo IBGE, que utilizou o ano base de 2021.

O município quase dobrou a produtividade do grão em 10 anos. Em 2012 a cidade registrava 3,5 mil hectares plantados passando para 25 mil hectares em 2022, um aumento de mais de 600%. A produtividade média do município aumentou de 40 para 70 sacas por hectare.

O município também é destaque no ranking de produção ao ocupar a 3ª colocação no Estado de São Paulo.

1ª no Estado e 2ª no Brasil para negócios na Agropecuária

A expansão da produtividade da soja no município também foi apontada no estudo publicado pela Revista Exame, edição 2023, que indica Itapetininga como uma referência na agropecuária, sendo a segunda colocada no Brasil neste segmento e a primeira no estado de São Paulo para fazer negócios nesta área.

Em relação ao ano anterior, o município subiu 20 posições. Com o estudo a cidade se destaca pelo crescimento de 71,77% na produção permanente, 23,97% na temporária e 10,84% na pecuária.