Esportes e Recreação - Segunda-feira, 14 de Agosto de 2023

Itapetininga sedia a 25ª edição dos Jogos da Melhor Idade que reúne 1.600 atletas da região

A cerimônia oficial que declarou aberta a 25ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi) da região foi realizada na tarde de sábado, dia 12. O chefe do Executivo fez a abertura do evento esportivo. Entre as autoridades presentes, a diretora da divisão de Esportes da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, Cintia do Amaral, além de deputada federal, prefeitos, vereadores e autoridades de cidades participantes.

Na abertura do evento ocorreu o desfile das delegações. Na sequência, a Dona Zélia, atleta mais experiente de Itapetininga, teve a honra de acender a pira olímpica.  Por fim, aconteceu o juramento do atleta, além do início das disputas. Ao todo, os jogos reúnem 42 municípios da região. Devido à nossa estrutura esportiva, Itapetininga foi escolhida pelo Governo do Estado de São Paulo para sediar a competição, já que dispõe de ginásio poliesportivo e estrutura para receber os atletas.

Promovido pelo Governo Estadual, os Jogos da Melhor Idade (Jomi) se estendem até o próximo dia 18, reunindo aproximadamente 1600 atletas com idade mínima de 60 anos, competindo nas categorias masculino e feminino adaptadas, das seguintes modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dominó, danças de salão, malha, truco, natação, vôlei adaptado, tênis de mesa, tênis e xadrez.

O Jomi tem por objetivo valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos dos municípios do Estado de São Paulo. Para a gestão municipal, a organização do torneio tem a intenção de valorizar e fomentar a prática esportiva da população em geral, mas em particular os adultos com mais de 60 anos, como fator de acesso a uma vida saudável.