Esportes e Recreação - Quinta-feira, 21 de Setembro de 2023

Festival Paralímpico Loterias Caixa retorna a Itapetininga no próximo sábado, dia 23, que visa promover inclusão e esporte

Itapetininga  irá sediar o Festival Paralímpico Loterias Caixa  no próximo sábado, dia 23. O evento será realizado na Fundação Karning Bazarian (FKB), escolhido como um dos palcos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O Festival permitirá  experiência das modalidades paralímpicas para pessoas com e sem deficiência, especialmente crianças e adolescentes. A cidade receberá o evento pela terceira vez.

Conforme o órgão esportivo, o festival irá fomentar a inclusão social através do esporte. Itapetininga se destacou ao ser um dos 120 núcleos escolhidos em todo o país, por meio de um edital público, para sediar esse evento inclusivo, que ocorrerá simultaneamente em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Entre 8h às 11h, a FKB será o local onde três modalidades paralímpicas serão desenvolvidas: o vôlei sentado, o atletismo e o futebol de cegos. Essas atividades permitem que os participantes tenham uma vivência real do esporte paralímpico e compreendam a importância da acessibilidade e inclusão.

As inscrições para o Festival Paralímpico já estão abertas e podem ser feitas por meio deste link: https://forms.gle/KbpfCmLyXQxY324t7 . Todas as crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 17 anos, com ou sem deficiência, são convidados a participar desse momento único de aprendizado, integração e diversão.

Em Itapetininga, a organização do evento está a cargo da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência e da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude que trabalham em conjunto para garantir uma experiência inesquecível para todos os participantes.

Sobre o festival

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.

Em 2021, o Festival Paralímpico reuniu 8.000 crianças em 70 sedes espalhadas pelo país. No ano passado, o evento havia recebido seu maior número de pessoas, até a primeira edição, realizada no dia 20 de maio, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades. O Festival Paralímpico conta com o patrocínio das Loterias Caixa.