Saúde - Quinta-feira, 02 de Maio de 2024

Mutirão contra a dengue remove 1.268 toneladas de resíduos das vilas Sônia, Palmeira, Regina e Jardim Leonel, em Itapetininga

A Prefeitura de Itapetininga retirou 1.268 toneladas de resíduos inservíveis das vilas Sônia, Palmeira, Regina e Jardim Leonel, no último sábado (27) e domingo (28), durante o Mutirão contra a Dengue. Os locais, conforme os técnicos da secretaria de Saúde, tinham potencial para se tornarem criadouros de Aedes e abrigo para animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões.

Foram feitas 130 viagens de caminhões para retirar os materiais. No total, as equipes de saúde inspecionaram 1.352 imóveis realizando a inspeção a possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika e orientar os moradores sobre as ações de prevenção ao surgimento de focos de proliferação e sobre o descarte correto de materiais que possam acumular água.

Além da Secretaria de Saúde, com a atuação das equipes de Controle de Vetores, Controle de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica, a ação também contou com a colaboração das secretarias de Serviços Públicos, Obras, da Defesa Civil Municipal e da Cooperita, que selecionou os materiais recicláveis para aproveitamento da cooperativa. Participam dos mutirões aproximadamente 80 profissionais, entre eles agentes, supervisores, motoristas e coordenadores.

Em 2023, foram realizados 16 Mutirões contra a Dengue, tanto nas áreas urbanas como rural com 838 toneladas de materiais recolhidos. Em 2024, nos três mutirões já realizados, foram recolhidas um total de 1.904 toneladas de resíduos inservíveis.