Saúde - Quinta-feira, 02 de Maio de 2024

Itapetininga é selecionada para participar da II Oficina Nacional ImunizaSUS com estratégia inédita do “Trenzinho da Vacinação”

O “Trenzinho da Vacinação”, ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Itapetininga, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, foi um dos 39 trabalhos do estado de São Paulo selecionados para participar da II Oficina Nacional ImunizaSUS.

A estratégia foi desenvolvida entre os dias 12 e 20 de fevereiro, e ofereceu um passeio de trenzinho com direito a acompanhante, totalmente de graça, a crianças e adolescentes que estivessem com a carteira de vacinação atualizada.

O projeto ImunizaSUS, desenvolvido pelo CONASEMS, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, teve início em 2021, para fortalecimento das ações de imunização nos territórios municipais e enfrentamento às baixas coberturas vacinais. O projeto estruturou-se em três pilares: Educação, Comunicação e Pesquisa.

Ao final da Oficina Nacional haverá premiação das experiências em 4 modalidades. A Oficina será realizada durante o XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Porto Alegre/RS, entre os dias 1º e 3 de julho.

Oficina ImunizaSUS

A Oficina Nacional, agora na sua segunda edição, tem o objetivo de reunir trabalhos relacionados ao fortalecimento das ações de imunização no território nacional. Visa também reunir os autores das experiências para troca, diálogo e aprendizado entre os municípios de todo país, bem como, servirá para dar visibilidade às práticas que ocorrem nos territórios, trazendo seus pontos positivos, desafios e perspectivas sobre a organização das ações de imunização do município.