Cultura - Quarta-feira, 06 de Junho de 2018

Concurso Cultural “Chega de Trabalho Infantil” traz reflexão aos alunos e premia melhores trabalhos

Público-alvo serão crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio

Sob o slogan “Criança que estuda pode escolher seu futuro. Criança que trabalha, não” será lançado em Itapetininga, na próxima terça-feira (12), o Concurso Cultural “Chega de Trabalho Infantil”, às 8 horas, no Auditório Municipal “Alcides Rossi”, no Paço Municipal “Joaquim Aleixo Machado”.

A data marca o “Dia Mundial contra o Trabalho Infantil” e a ação, idealizada pela Secretaria Municipal da Promoção Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), conta com o apoio da Secretaria da Educação do município, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Diretoria Regional de Ensino (Derita) e do Ministério Público do Trabalho.

O concurso faz parte do conjunto de ações permanentes realizadas pela Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – PETI e pretende lançar a discussão, esclarecer e sensibilizar a população sobre a necessidade de enfrentamento das situações de trabalho infantil no município de Itapetininga.

A realização do concurso cultural que irá eleger o slogan e o mascote oficial, dois textos (narrativa e dissertação) e uma música para a campanha permanente de combate ao trabalho infantil.

Os públicos-alvo serão crianças e adolescentes do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e médio (1ª a 3ª série) das escolas estaduais e municipais.

Também participarão os professores que ficarão responsáveis pela mobilização e incentivo na participação nas escolas.

As avaliações ficarão a cargo da comissão da educação municipal e estadual, comissão da Secretaria Municipal da Cultura e Comissão de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

As premiações estão sendo definidas pelas comissões e serão avaliadas as seguintes categorias:

Melhor slogan - um ganhador

Mascote Oficial da Campanha - um ganhador

Redação categorias narrativa de aventura e artigo de opinião – um ganhador para cada uma das categorias

Música autoral - um prêmio para cada integrante da banda, a qual poderá ser composta por até cinco integrantes

Escola e Responsabilidade Social - uma escola ganhadora

Professor Consciente - 5 premiações

As inscrições e premiações serão divulgadas posteriormente nos canais oficiais da Prefeitura de Itapetininga e pelos meios de comunicação.

Um evento marcará a premiação dos ganhadores acontece no dia 31 de agosto.