Trânsito e Cidadania - Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023

Prefeirura de Itapetininga solicita que pessoas com deficiênca façam o cadastro para o cartão eletrônico do transporte coletivo

A Prefeitura de Itapetininga iniciou nesta terça-feira, dia 22, o  cadastro das Pessoas com Deficiência (PCD) para fazer o cartão PCD, uma identificação eletrônica para o transporte coletivo. O cadastro é rápido e totalmente gratuito.

Lembrando que, para as pessoas de pessoas com deficiência, as passagens são gratuitas. Para o cartão PCD, deverá apresentar documento com foto e laudo médico para atestar sua condição ou carteirinha da antiga concessionária. Já foram feitas as chamadas para usuários com mais de 65 anos e estudantes.

O cadastro pode ser feito em um dos três pontos da cidade: Atende Fácil do Paço Municipal, Atende Fácil da Rio Branco, no guichê do Mercado Municipal. A medida de convocar cada vez um grupo social é tomada para evitar filas e aglomerações.

Todos os ônibus estão com equipamentos para reconhecimento facial dos usuários e também para leitura do cartão. Ao aproximar o rosto do aparelho é feita uma comparação visual entre as imagens capturadas com a foto do cadastro.  Após esse processo, a catraca é liberada.

Cartão Popular

A Prefeitura de Itapetininga também irá oferecer o Cartão Popular. Ele atenderá os usuários, que não integram nenhum grupo específico como  idoso, PCD, estudante ou vale-transporte.  A vantagem é para o caso de integração, em que pagará apenas uma passagem para dois trajetos. O bilhete de integração permite ao usuário trocar de ônibus, para completar sua viagem, sem pagar nova tarifa.