GCM - Segunda-feira, 16 de Outubro de 2023

Prefeitura de Itapetininga comemora o Dia Nacional da Guarda Civil com palestras e amostras de novos armamentos

A Prefeitura de Itapetininga realizou na última terça-feira (10), no Auditório Municipal “Alcides Rossi”, uma solenidade em alusão ao Dia Nacional da Guarda Municipal. Foi realizada uma palestra com o psicólogo Alexandre Leme e feita uma amostra dos armamentos adquiridos pela administração municipal, como armas longas calibre 12.

O Dia Nacional da Guarda Municipal foi instituído pela lei federal nº 12.066/2009. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, foi marcado para homenagear os profissionais que, diariamente, cumprem a importante missão de proteger o cidadão e a nossa cidade. Presente no cotidiano dos itapetininganos há 15 anos, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapetininga conta com um efetivo de 49 agentes.

São homens e mulheres que atuam no patrulhamento pelo centro e pelos bairros, nas escolas municipais, postos de saúde, parques, praças e áreas verdes, nos principais eixos comerciais, nas ciclovias e nas ruas. Isso para garantir a segurança e cidadania de todos. Também atua no ordenamento no trânsito e com atividades educativas.

Além disso, a GCM realiza rondas diárias, faz travessia de estudantes e policiamento preventivo em eventos culturais, esportivos e religiosos. Conta também com equipes especializadas com cães e com motocicletas (GAM), sendo responsável pela elaboração e aplicação de campanhas educativas.

Itapetininga é a 7ª cidade mais segura do estado  de São Paulo e 10ª do Brasil, apontou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública em 2023.  O ranking é desenvolvido conforme as taxas de mortes violentas intencionais. Assim, quanto menor o índice, mais baixa é a incidência de crimes no município.  Neste estudo, Itapetininga apresenta a taxa de 3,8 mortes por 100 mil habitantes.

De acordo com a gestão municipal,  os números também demonstram que os investimentos municipais e a implantação de novos projetos na área de segurança pública estão corretos, por meio da Guarda Municipal, ao aumentar o efetivo para proteger o patrimônio e a ronda escolar.

Novo Concurso público

A Prefeitura de Itapetininga anunciou  concurso público para Guarda Civil Municipal (GCM). São 51 vagas para o cargo na GCM  com salário inicial de R$ 2.873 para uma jornada de 40 horas em escala de trabalho diurno e noturno  e 40% de adicional de periculosidade. O período de inscrição termina no próximo domingo, dia 22. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet através do site www.gsaconcursos.com.br.