Saúde - Quinta-feira, 11 de Abril de 2024

Itapetininga inicia Campanha “Fique Sabendo Tuberculose 2024” com busca ativa e oferta de exame

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica realiza, de 18 a 30 de abril, a Campanha “Fique Sabendo Tuberculose 2024”, com busca ativa para orientações e diagnóstico da doença e oferta de exame de escarro.

A ação ocorre de forma descentralizada, nas áreas urbana e rural e, a cada dia, a tenda com os profissionais do Departamento de Vigilância Epidemiológica estará montada em frente à uma Unidade de Saúde ou local de grande fluxo de pessoas, sempre das 09h às 12h.

Confira abaixo os locais:

18 de abril

UBS Genefredo Monteiro

19 de abril

Av. Padre Antônio Brunetti, 1800, Vila Rio Branco – Frente a Escola Estadual Alceu Gomes

22 de abril

UBS Belo Horizonte

24 de abril

ESF Vila Arruda

25 de abril

UBS Bela Vista

26 de abril

ESF Gramadinho

29 de abril

ESF Tupy

30 de abril

ESF Rechã

E quais são os sintomas da Tuberculose?

Quem tem tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode ter tuberculose.

Como descubro se tenho Tuberculose?

Na presença de um ou mais sintomas, procure a unidade mais próxima de sua casa e realize o exame de escarro. O exame é simples e rápido.

O tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.

Tuberculose tem cura!