Saúde - Quarta-feira, 18 de Abril de 2018

Departamento de Controle de Vetores realiza palestra educativa

Dezenas de alunos acompanharam atentamente as explicações

Departamento de Controle de Vetores realiza palestra educativa

Uma oportunidade de aprendizado e de muita interação. Assim foi definida, por professores e alunos, a ação realizada pelo Departamento de Controle de Vetores na EMEF Profª. Evanilde Shirley de Oliveira Majewski, na vila Prado, na tarde desta quarta-feira (18).

Dezenas de alunos acompanharam atentamente as explicações do Supervisor de Campo do Departamento sobre as arboviroses por meio de apresentação em vídeo e frascos com amostras de larvas capturadas durante as vistorias. Também colaboraram na palestra o Supervisor de Campo, Claudinei Timóteo da Costa e o Agente de Endemias, Felipe Albuquerque, ambos do Departamento de Controle de Vetores.

Enquanto os pequenos manuseavam, curiosos, os frascos com amostras, o Supervisor de Campo explicou a importância de eventos como este.

“As arboviroses não englobam só o Aedes Aegypti e é importante que as crianças saibam disso. Nossas palestras explicam isso direitinho. As crianças, também, são grandes parceiras no combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Nossos pequenos “agentes do bem” passam nossas orientações em casa aos seus pais e familiares e ajudam, com ações simples, a manter seus espaços livres da presença desse intruso indesejável”, comentou.

A ação faz parte de um cronograma de palestras elaborado pelo Departamento de Controle de Zoonoses que percorre as escolas de Itapetininga levando orientações e dicas de prevenção aos focos do mosquito Aedes Aegypti. Neste ano, até o momento, não foram registrados casos de dengue no município.

Saiba o que são arboviroses:

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). Hoje a expressão tem sido mais usada para designar as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como o Zika vírus, febre chikungunya, dengue e febre amarela.