Saúde - Segunda-feira, 23 de Abril de 2018

Cães e gatos passam por avaliação veterinária e são vacinados na campanha contra a raiva no Bela Vista

430 animais foram vacinados

No sábado, dia 21, no bairro Bela Vista, moradores levaram cães e gatos para realizar uma avaliação médica veterinária de forma gratuita. Além disso, tiveram a oportunidade de vacinar os animais na Campanha Antirrábica. A ação é uma iniciativa do Departamento de Controle de Zoonoses, em parceria com uma faculdade particular.

O projeto de avaliação médico veterinária realizado no Bela Vista é piloto e deve ser levado a outros bairros do município. Estudantes da faculdade examinaram em média 60 animais, que fizeram alguns exames simples como de sangue, glicemia, dermatológico. Os casos mais complicados foram encaminhados para uma clínica veterinária.

Já a vacina contra a raiva foi aplicada em aproximadamente 430 animais. Técnicos do Departamento de Controle de Zoonoses também orientaram a população sobre a posse responsável.

O que é a Raiva?

A raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados – geralmente por uma mordida.

Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal. Por esta razão, qualquer um que pode ter um risco de contrair a raiva devem receber vacinação antirrábica para a proteção.