Saúde - Sexta-feira, 03 de Maio de 2019

Durante todo o ano, Prefeitura de Itapetininga realiza trabalho intensivo de combate a arbovirose

Confira!

Itapetininga conta com um departamento especializado na prevenção e combate de doenças causadas por vírus transmitidos por insetos e aracnídeos, como a chikungunya, dengue e a febre amarela, chamados de arbovirose. O trabalho é desenvolvido pela Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Saúde, com equipes da Vigilância Epidemiológica, norteadas em normas e recomendações Estaduais e Federais.

As equipes de combate a arbovirose realizam visitas domiciliares de rotina, pendência e demanda, além de vistorias periódicas em estabelecimentos comerciais cadastrados e com grande potencial para proliferação de mosquitos, como borracharias, ferros velho, locais de depósito de reciclagens, cemitérios, etc.

Os imóveis cadastrados e com grande circulação de pessoas, como instituições de ensino e unidades básicas de saúde, também recebem visitas rotineiras das equipes de prevenção e combate a arbovirose.

Nos bairros de Itapetininga, as equipes acompanham os agentes comunitários de saúde, fiscalizam comércios e residências, avaliam a densidade larvária, promovem reuniões com a comunidade, ministram palestras de conscientização em instituições de ensino, praças públicas, empresas públicas e privadas, estabelecimentos de saúde, além da participação em eventos com grande mobilização de pessoas.

A Vigilância Epidemiológica também realiza ações de intervenção nos bairros, como aplicação de inseticida, coleta de pneus, mutirões de limpeza, e bloqueio e controle de criadouros de arboviroses, bem como bloqueio e nebulização, em casos de suspeita e confirmado de dengue.

Arrastões da dengue são realizados em bairros que registraram um número elevado de casos confirmados. As equipes reforçam que as ações devem ser feitas antes de épocas de alta incidência de chuvas, para diminuir os possíveis criadouros.

A Vigilância Epidemiológica de Itapetininga fica à rua Plácido Cardoso, 140, jardim Paulista.