Saúde - Quarta-feira, 15 de Abril de 2020

Apresentada nova ala de UTI no Hospital Municipal “Dr. Léo Orsi Bernardes”

Uma nova ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal “Dr. Léo Orsi Bernardes”, em Itapetininga foi apresentada nesta quarta-feira (15).  Foram criados cinco novos leitos exclusivos para atendimentos de pacientes graves com Covid-19.

Na ocasião, também foram entregues pela gestão municipal um respirador artificial e monitor multiparâmetro, que mede os sinais de pacientes, como pressão arterial e batimentos cardíacos, no valor total de R$ 90 mil. “Hoje, a gente vem aqui mostrar uma ala que foi reservada para a instalação da UTI voltada para os casos Covid-19. Atualmente, o Hospital Municipal tem 10 leitos de UTI e estamos solicitando o credenciamento de mais 10 leitos”, relatou a chefe do Executivo.

A administradora do Hospital, Artemizia Bertolazzi, afirmou que está em processo de montagem de todos os equipamentos. Conforme a administradora, é colocada toda a infraestrutura. “É instalada uma nova geração de ar-comprimido especificamente para esta área, conseguimos quatro respiradores, chegaram mais dois monitores. Estamos em fase final de ajustes”, destacou Artemiza.

Também preocupada com a futura manutenção do custo da ampliação de atendimento intensivo, a prefeitura já solicitou que os governos federal e estadual para que ajudem a bancar o custeio desta nova ala. É a terceira medida, na área médica hospitalar, definida pela gestão municipal. A primeira foi a abertura da Policlínica. Depois, a instalação do Hospital de Campanha, em frente ao hospital, com interligações. E agora, a abertura de uma nova ala de UTI.

Cobertura para o anexo

No anexo erguido à rua Padre Albuquerque, os pacientes e médicos terão interligações de acesso ao Hospital Municipal para utilizar a estrutura de internação, ala de nutrição, laboratório, medicamentos, equipamentos para exames, principalmente tomografia, além de lavanderia e esterilização. O tempo médio entre o novo hospital de campanha e a UTI foi de pouco mais de 1 minuto.

“O tempo faz toda a diferença. Os pacientes que necessitam de internação em ala intensiva são pacientes críticos”, frisou o médico Márcio Gimenez, Diretor Técnico do Hospital Municipal. O diretor também explicou que existe um protocolo de transporte de enfermos que exige estabilidade para não prejudicar o estado de saúde. “Se não houver este equilíbrio inviabiliza a vinda de um doente para o hospital. Se uma pessoa estiver em outra estrutura, que não conseguisse estabilizar para condução, inviabiliza sua vinda para hospital. Por estar aqui, o deslocamento é interno”, disse o diretor.