Saúde - Sexta-feira, 04 de Agosto de 2023

Dia Mundial no Combate ao Colesterol: CCR SPVias realiza campanha de prevenção e controle do colesterol em Itapetininga

Com o objetivo de promover a saúde, o Instituto CCR e a CCR SPVias realizarão na próxima terça-feira, 08 de agosto, ação do Programa Caminhos para a Saúde, com foco na prevenção e controle do colesterol.

Em Itapetininga, das 10h às 16h, todos que passarem pela praça central - Largo dos Amores -, poderão se consultar com a equipe de enfermagem e realizar exames de saúde gratuitos, entre eles glicemia, IMC, aferição de pressão arterial e principalmente o colesterol - tema principal da campanha. Além dos serviços de saúde, também serão disponibilizados serviços de bem-estar como corte de cabelo e quick massage.

Combate ao Colesterol: ações de conscientização

Importante destacar que 8 de agosto é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Colesterol. A data é celebrada anualmente para promover ações de conscientização e prevenção contra o colesterol, que é considerado um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares.

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortalidade no Brasil, com 300 mil mortes anuais, cerca de 40% da população brasileira tem o colesterol elevado. O desenvolvimento dessas doenças está associado a diversos fatores de risco, dentre eles, o aumento do colesterol.

Colesterol bom e ruim – O colesterol é um conjunto de gorduras necessárias para o organismo exercer determinadas funções, como a produção de certos hormônios. Ele é importante e precisa ser ingerido de forma equilibrada para que seus níveis se mantenham regulares. Há dois tipos de colesterol: o HDL, considerado “bom”, e o LDL, tipo considerado como “ruim”. Quando o colesterol “ruim” está alto, ocorre o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, formando placas de gordura que, com o tempo, podem dificultar a passagem de sangue, gerando doenças cardíacas, como infarto, hipertensão e AVC (acidente vascular cerebral).

Marcelo Okamura, coordenador médico do Atendimento Pré-Hospitalar da CCR SPVias, destaca algumas dicas simples e muito eficientes para a prevenção das doenças cardiovasculares: evitar cigarros e bebidas alcoólicas, realizar atividades físicas regularmente, adotar uma alimentação saudável, evitando a obesidade e realizar exames de prevenção periodicamente.

De acordo com Okamura, a obesidade no país vem crescendo assustadoramente. “Atualmente, mais da metade da população brasileira (56,8%) está com algum nível de obesidade.  Por isso, a Concessionária está ampliando suas ações de conscientização para as comunidades no entorno das rodovias para alcançar o maior número de pessoas possível. Saúde e Segurança são pilares do Grupo CCR e estão presentes em todas as ações da companhia”.

Data: 8 de agosto

Horário: 10h às 16h

Local: Praça Central Largo dos Amores - R. Dr. Júlio Prestes, 423 - Centro, Itapetininga - SP

Fonte: CCR SP Vias