Meio Ambiente - Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019

Prefeitura realiza o plantio de mais de 3 mil árvores em diversos bairros

Confira

Prefeitura realiza o plantio de mais de 3 mil árvores em diversos bairros

A administração plantou 3.196 árvores em Itapetininga. Foram 2.480 mudas realizadas em praças, escolas, em Áreas de Preservação Permanentes (APP) e compensação ambiental, além de outras 716 espécies na área central e bairros da cidade, feitas em parceria com a CPFL Sul Paulista, de acordo com o Programa Arborização + Segura.

No programa Arborização + Segura, o objetivo visa a substituição de espécies arbóreas que oferecem riscos à população e a integridade das redes elétricas. As novas mudas tem como objetivo garantir segurança à população por meio do plantio de espécies arbóreas que convivam de forma harmônica com o contexto urbano e suas estruturas, como redes elétricas, de água, esgoto, telefonia, calçamentos e iluminação pública, entre outras.

Neste projeto, foram feitos plantios nas ruas Alfredo Maia, Dr. Coutinho, João Adolfo, Coronel Joaquim Leonel, além do Jardim Shangrilá e bairro Athenas do Sul. Os próximos locais são Vila Barth, Vila Barth II, Vila Nastri, Vila Nastri II, Vila Labrunetti e Jardim Colombo. De acordo com dados da companhia, em 2018, foram registradas em torno de 180 ocorrências de falta de energia em Itapetininga geradas por quedas de troncos e galhos sobre o sistema elétrico.

Na média, as 30 cidades em que o programa foi implementado conseguiram reduzir em cerca de 13,3% as interrupções desse tipo entre 2017 e 2018, apontou a distribuidora. A previsão é que sejam plantadas mais 700 mudas em pontos estratégicos em Itapetininga.

Viveiro Municipal

A Prefeitura de Itapetininga mantém ativo o Viveiro Municipal com 2.500 mudas, sendo que 95% são da flora nativa. É o local para o recebimento de espécies por conta de eventuais supressões de árvores, comprovadamente necessárias, que gera o compromisso de plantio de outras. Parcela significativa do estoque de exemplares cresceu devido as compensações, geralmente das empresas precisam realizar para atender acordos feitos com órgãos ambientais.