Promoção Social - Quarta-feira, 04 de Julho de 2018

Emoção na entrega dos certificados

Projeto “Litera Galera”

Emoção na entrega dos certificados

O interesse pela leitura começou depois que uma história bem diferente chamou a atenção da jovem Erika Miranda de Oliveira de 12 anos. Ela contou que os livros não chamavam a atenção dela, mas assim que se reuniu com outros jovens no Projeto “Litera Galera”, mudou o hábito.

“A narrativa do livro “A vaca que botou um ovo” atraiu a minha atenção, tanto que já contei para outras pessoas”, contou Erika, orgulhosa depois que recebeu o certificado de ter participado desse projeto.

A contadora de história, Milene França estava emocionada em ver a alegria dos participantes. Ela contou que essa obra do autor Andy Cutbill atrai também o interesse da maioria de quem escolhe um livro para ler. “É um texto fácil com ilustrações que mostram o companheirismo e a superação. Estou orgulhosa de ver que eles se tornam multiplicadores e contam o que aprendem para outras pessoas”, disse Milene.

Outros clássicos literários como “Cinderela”, “Branca de Neve” e “O Patinho Feio” também estavam expostos no cenário montado para a cerimônia de entrega dos certificados que aconteceu no Auditório Municipal “Alcides Rossi”, anexo ao Paço Municipal, uma parceria entre as Secretarias de Promoção Social e Educação.

Quatro turmas de quatro Cras – Centro de Referência de Assistência Social de Itapetininga participaram de uma tarde que marca o fim de um ciclo e inicia outro. “Aqui eles recebem o certificado e agora, vão contar histórias e fazer com que outras pessoas também tenham o gosto pela leitura. Para nós, é uma satisfação e honra vê-los capacitados a serem agentes multiplicadores”, destacou a secretária da pasta.

O Projeto “Litera Galera” é desenvolvido mediante a parceria com a Secretaria da Educação, por meio da professora Milene, voltado aos adolescentes do Movimento Jovem. O Movimento Jovem, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos está vinculado à Secretaria da Promoção Social e é desenvolvido pelo Instituto Geração. É um programa cujo objetivo é criar situações que estimulem a capacidade reflexiva e crítica dos jovens, entre 12 e 17 anos, orientando-os na construção e reconstrução de suas vivências nos âmbitos familiar, escolar, comunitário e social, além de contribuir para o processo de formação de sua identidade pessoal e profissional.