Meio Ambiente - Quarta-feira, 17 de Abril de 2019

Crianças de Itapetininga aprendem sobre biodiversidade em trilha da floresta

Em seis meses de funcionamento, o programa “Pé no Mato, Pé na Mata” já recebeu a visita de mais de 500 crianças. Segundo dados levantados pelo projeto, 95% dos participantes demonstram interesse e curiosidade ao longo da visita que é realizada na trilha da área verde. Conforme a coordenação, 96% dos visitantes são estudantes do 5º ano entre 10 e 12 anos de idade. Esta faixa etária demonstrou ter maior interesse pelo tema sustentabilidade e meio ambiente e são potenciais multiplicadores sobre o tema.

O “Pé no Mato Pé na Mata” consiste na visitação pública de alunos das escolas e instituições em trilhas monitoradas em florestas de espécies nativas e exóticas no Instituto Florestal, localizado no Bairro Branco. No local, há uma reserva natural de área verde e também plantio de pinus, considerado espécie exótica, pois é de origem norte-americana que foi introduzida no ecossistema brasileiro para a produção de papel e celulose. Os alunos aprendem sobre biodiversidade e a importância da preservação.

A supervisão das visitas é feita por monitores ambientais, contratados Prefeitura de Itapetininga numa parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, com apoio do Instituto Geração e Estação Experimental de Itapetininga, vinculada ao Instituto Florestal, um órgão do governo estadual. No Instituto Florestal, são desenvolvidas pesquisas científicas com a produção de espécies de Pinus adaptadas para o solo e clima nacional, com alta produtividade.

Com a aproximação entre a criança e a mata nativa, o projeto busca a conscientização ambiental. São apresentados diferentes biomas florestais. Os alunos são envolvidos em dinâmicas e conhecem um corredor ecológico, que são fragmentos florestais separados pela atividade humana, como estrada, clareiras ou agricultura. É frisado equilíbrio entre fauna e flora, o conhecimento de todo o processo de produção do Pinus, desde a semente até o seu produto final, e por fim a abordagem dos ciclos biogeoquímicos.

Os alunos de qualquer faixa etária também podem participar da visitação e as atividades de alfabetização ecológica. A Prefeitura de Itapetininga também pretende ampliar o projeto, com mais trilhas que estão sendo estudadas para poder atingir jovens e adultos, que agreguem cada vez mais a conscientização de pessoas e a conexão de uma forma contínua para o verdadeiro papel que o ser humano deve desempenhar no planeta. Para interesse de agendamento,entrar em contato através do e-mail penomatopenamata@gmail.com