Desenvolvimento Urbano - Sexta-feira, 18 de Junho de 2021

Itapetininga registra crescimento de 22% na oferta de serviços desde 2017

Itapetininga registra crescimento de 22% na oferta de serviços desde 2017

Um dos termômetros do desenvolvimento de uma cidade é a ampliação da oferta de serviços considerados como essenciais, como o fornecimento de água e rede de esgoto.

Atender a demanda crescente com qualidade e, ao mesmo tempo, garantir a sustentabilidade de recursos naturais tem sido um enorme desafio para os grandes centros urbanos e, ao mesmo, a maior oposta dos municípios em franca expansão.

Este é caso de Itapetininga, município paulista com mais de 165,5 mil habitantes, que nos últimos cinco anos encontrou a medida exata para aliar o progresso e infraestrutura a sustentabilidade e conservação dos recursos naturais.

Dados da Superintendência da Sabesp da Unidade de Negócios do Alto Paranapanema e Unidade de Itapetininga, revelam um aumento de 22% na oferta de serviços de água e esgoto no município desde 2017. Segundo a companhia, o crescimento na oferta foi de 11% em ambos os serviços básicos.

Dados atualizados do setor de Engenharia da Prefeitura de Itapetininga, responsável pelas aprovações de novos projetos de construção de empreendimentos comerciais no município, apontam 179 novas liberações de construções desde 2017.

Somente nos cinco últimos anos, cerca de 80 novos empreendimentos habitacionais, entre condomínios e loteamentos, optaram por Itapetininga como mercado de expansão.

Crescimento com consciência ambiental

Na rota do desenvolvimento dos últimos cinco anos, Itapetininga se destaca quando o tema é o Meio Ambiente. Indicadores nacionais confirmam a cidade como referência neste segmento.

A cidade está entre os 30 municípios com até 199.999 mil habitantes do Brasil com melhor eficiência em gestão pública em Saneamento e Meio Ambiente, de acordo com um estudo inédito desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública.

O ranking 2020 avaliou a eficiência de políticas públicas realizadas em 405 municípios de todo o Brasil, representando as cidades do país com mais de 80 mil habitantes.

Entre as cidades analisadas neste perfil, Itapetininga se destaca nos seis indicadores do pilar Saneamento e Meio Ambiente.

O ranking avaliou as categorias coberturas do abastecimento de água, da coleta de esgoto, da coleta de resíduos domésticos, do tratamento de esgoto, destinação correta do lixo e controle de perdas no abastecimento de águas.

Veja o desempenho de Itapetininga no Brasil no ranking de Competitividade dos Municípios - CLP

(municípios de 150 mil a 199.999 habitantes)

SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE

• Cobertura e abastecimento de água