Esportes e Recreação - Quarta-feira, 10 de Agosto de 2022

Técnico itapetiningano, José Neto, é campeão Sul-Americano de basquete feminino

Técnico itapetiningano, José Neto, é campeão Sul-Americano de basquete feminino

O técnico itapetiningano José Neto sagrou-se campeão do Campeonato Sul-Americano de basquete feminino, no último dia 07, na Argentina. Na final, a Seleção Brasileira adulta conseguiu vencer de forma memorável por 69 a 68, a anfitriã Argentina. O torneio garantiu vaga na AmeriCup de 2023, primeira etapa na jornada de classificação aos Jogos Olímpicos de Paris, no ano seguinte.

"É o primeiro passo para Paris 2024. A felicidade dessas meninas, é a minha também. Estou muito feliz por estar aqui, e esse ano faço 30 anos como jogador. Mas a sensação hoje foi como se eu tivesse na minha primeira final", afirmou o técnico formado em Educação Física pela USP.

Eleito em 2020 como melhor técnico da história do NBB - Novo Basquete Brasil, José Alves dos Santos Neto, conta com grandes conquistas em sua carreira profissional. No currículo estão os títulos de pentacampeão carioca (2012/2016), tetracampeão do Brasileiro (2012 a 2016), campeão da Copa Internacional FIBA e Liga das Américas (2014). Campeão da Super Taça de Angola-África (2021) Também recebeu o Troféu Ari Vidal como melhor Treinador do Ano de 2016.

Na seleção sob seu comando em 2019, o Brasil subiu ao pódio para receber a Medalha de Ouro no Pan-Americano, em Lima, no Peru. Na final venceu o Estados Unidos pelo placar de 79 x 73, após 28 anos e quebrando o tabu sem títulos.

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, parabeniza o técnico José Neto pelo trabalho desenvolvido à frente da Seleção Brasileira, que evidencia o nome da cidade em grandes conquistas internacionais como o do título do Sul-Americano de basquete feminino.

O professor José Neto integrou o corpo docente das Faculdades FKB de Itapetininga, onde teve a oportunidade de demonstrar seu eficaz e moderno método de ensino.

Fotos / Arquivo Pessoal

CBB - Confederação Brasileira de Basquete