No último dia 19 de maio, a Prefeitura de Itapetininga, por meio da Rede Interinstitucional de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, organizou mais uma edição da “Caminhada pelo fim da Violência contra Crianças e Adolescentes”. O dia 18 de Maio é comemorado o Dia Nacional de Combate e Abuso Sexual e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei nº 9.970/2000.
A caminhada teve como objetivo sensibilizar a população itapetiningana sobre a importância de se combater a violência contra crianças e incentivar a denúncia. Participaram da caminhada, cerca de 120 alunos de escolas municipais, alunos da APAE, Projeto CASA, Profissionais do CREAS, dos CRAS, da Secretaria da Assistência Social, da Secretaria de Saúde, da Secretaria Municipais de Educação, Supervisores de Ensino, Diretores, Assessores, Professores e Agentes de Desenvolvimento Escolar, Secretário Municipal de Educação e Secretária Municipal da Assistência Social.
A Rede Interinstitucional de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi implantada no município de Itapetininga em 2010, fruto da articulação entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Assistência Social (antiga Secretaria Municipal de Promoção Social) e Secretaria Municipal de Saúde. Considerando a importância do trabalho da Rede, em 2016 foi aprovada a Lei Municipal nº 6.167, que dispõe sobre a criação oficial da Rede. Atualmente, a rede conta com 4 (quatro) Polos: Polo Paulo Ayres, Polo Taboãozinho, Polo Bela Vista e Polo Rio Branco.
Importante ressaltar o trabalho incansável dos profissionais que se reúnem mensalmente para acompanhar, discutir ações e encaminhamentos visando a garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes.