Mais de 500 atletas a partir de 7 anos, de 30 municípios do interior de São Paulo, participaram do Treinamento de Campo com os judocas brasileiros olímpicos Henrique Guimarães e Rafael Silva (Baby), na Arena “Orlando Scotto” do CASI, neste domingo, dia 25, em Itapetininga, sede do evento.
Rafael Silva (Baby), três vezes medalhista olímpico destacou a importância em dividir a experiência com os atletas. “Estou muito feliz de estar aqui. Toda missão de um atleta olímpico é transmitir um pouco do que o judô me deu. A modalidade no interior de São Paulo é muito forte”, disse.
Rafael Silva (Baby) ocupa a graduação de terceiro sargento no Exército Brasileiro. Possui três medalhas de bronze olímpicas, Londres/2012, Rio de Janeiro/2016 e Paris/2024, além de possuir 4 medalhas individuais em Campeonatos Mundiais de Judô (uma de prata e três de bronze), além de ser hexacampeão Pan-Americano de Judô.
Também muito contente em estar em Itapetininga, ao lado do sensei Sakashita, 6º dan e responsável pelo Kodakan do município sede, o presidente da Federação Paulista de Judô e também medalhista olímpico, Henrique Guimarães falou da integração com atletas do estado em Itapetininga.
“Esta é uma integração de grande valia para Itapetininga, que sedia um evento da Federação Paulista como este. Trazer o Rafael Silva nesta oficina de judô com os atletas da região do Sudoeste Paulista é muito satisfatório. Eles são os futuros campeões de São Paulo. Me sinto honrado em proporcionar este evento”, frisou Henrique Guimarães.
Henrique Guimarães foi titular da Seleção Brasileira de Judô e participou das Olimpíadas de Atlanta/1996, Sydney/2000 e Atenas/2004. Aposentou-se, ainda titular, após as Olimpíadas de Atenas, tendo conquistados muitas medalhas para o Brasil, sendo a principal delas a Medalha de Bronze nas Olímpiadas de Atlanta/1996. Bicampeão do Campeonato Pan-Americano de Judô, Hexacampeão Sul-Americano, Campeão (por equipes) do Grand Prix Nacional (2003).
Além deles, nomes renomados da categoria como Marcelo Fuzita, Raul Senra, Hatiro Ogawa, Sérgio Lex e Karina Ogawa, também estiveram presentes.
O evento foi uma realização da 16ª Delegacia Regional de Judô em parceria com a Associação Itapetinga de Kodokan, com apoio da Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Participaram academias da Federação Paulista de Judô do estado.
De acordo com a organização, Itapetininga foi escolhida para sediar um evento desse porte devido as boas condições técnicas e pela localização do município no estado, já que está perto das principais rodovias que ligam a Capital Paulista. Ainda segundo a organização do treinamento, os atletas poderão aproveitar essa integração para aprimorar o conhecimento e auxiliar no desempenho da modalidade.