Desde o início do Projeto Judô Nossa Senhora das Graças, que funciona há 7 anos na Vila Reis, em Itapetininga, o jovem Alecsandro Almeida de Campos, de 16 anos, participa das atividades e em breve se tornará sensei.
“O que você aprende no tatame, você leva para fora também. A experiência, o respeito, a disciplina. Quando você cai no tatame, você tem que se levantar e é assim na vida. Vão ter momentos que você vai cair e você terá que ser persistente. Levantar a cabeça e seguir em frente”, destacou Alecsandro.
Quem o acompanha desde o começo sabe bem da importância da prática esportiva na vida do jovem. A mãe Rosana Maria Almeida de Campos, que é voluntária no projeto, afirmou que sente muito orgulho do filho e do projeto. O pai, Orlando Rodrigues de Campos, também voluntário, se orgulha do filho. “O projeto é algo especial. Agrega disciplina com respeito com os pais em casa e na rua. Ele será o primeiro sensei do projeto”, salientou.
Satisfação também para o idealizador do projeto, professor faixa-preta 3º dan, Marcelo Jordão e Coordenador Regional da Liga Paulista de Judô. “Ele é um dos destaques do Projeto Judô Nossa Senhora das Graças. Ano que vem fará o exame de faixa em São Paulo na Liga Paulista de Judô para ser faixa-preta sensei”, disse Jordão.
Neste domingo, dia 25, foi realizado o 2º Festival de Judô “Octávio Endrigo”, na quadra em frente à Igreja Nossa Senhora das Graças, na Vila Reis. O evento contou com a participação de mais de 200 atletas de Itapetininga e região. Quadra lotada e durante o domingo, os atletas mostraram técnica e habilidade. As competições, que contaram com a participação de 6 academias, sendo uma de São Paulo e outra de Porangaba, foram na parte da manhã e na parte da tarde. Todos os participantes receberam medalha.
O Festival leva o nome do jovem Octávio Endrigo, que morreu aos 17 anos em 2023, após enfrentar um linfoma. Ele auxiliava o projeto e era Irmão do Santíssimo da paróquia que leva o nome do projeto. No evento, o pai dele, Jorge Endrigo, falou emocionado do trabalho que o filho ajudava no local e agradeceu a homenagem.
O Projeto Judô Nossa Senhora das Graças, sem cobrança de mensalidade é realizado para alunos a partir de 6 anos de idade. Em Itapetininga, atualmente, são 60 alunos que praticam a modalidade esportiva. “O objetivo do projeto é evangelizar através do esporte”, explicou o professor Jordão.
“A ideia que eu tinha era desde início evangelizar. Não sabia como abordar os jovens da minha Vila. Como sou professor de Judô há mais de 20 anos, então pensei em juntar esporte e igreja”, disse.
O projeto conta também com a professora e filha do Jordão, a faixa-preta Yasmin Amalfi, com o sensei José Antônio Plens e o sensei Yuri Plens.
As aulas são realizadas na quadra da Paróquia Nossa Senhora das Graças, com o apoio do Padre Sérgio e tem apoio da Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude para a realização deste festival. “Estamos formando cidadãos de bem”, finalizou Jordão.