Os atletas Paralímpicos de Itapetininga, sob a coordenação da professora Eunice Lima, integram o Projeto Camping Escolar Paralímpico Regional, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), até o próximo sábado, dia 7, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), no Rio de Janeiro.
Representando Itapetininga, foram convocados Eduardo Bento, João Guilherme Buzzo, Pedro Maggin, Yasmin Lino, Izabella Mineira e Isadora Lohany. Todos participaram das Paralimpíadas Escolares de 2024 e foram selecionados com base no desempenho na competição.
Durante este período, os atletas participarão de treinamentos, de testes físicos e de palestras, além de receberem atendimento de uma equipe multidisciplinar.
O Camping Escolar Paralímpico é realizado desde 2018 e tem como objetivo apresentar aos jovens que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares do ano anterior a rotina de atletas de alto rendimento, além de favorecer a identificação e a lapidação de talentos.
Anualmente, o evento conta com duas edições nacionais, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A primeira ocorreu de 26 de janeiro a 1º de fevereiro e a segunda está marcada para o período de 20 a 26 de julho.
O projeto tem como objetivo preparar e acompanhar aproximadamente 70 atletas das modalidades de atletismo, natação e tênis de mesa, por meio de treinamentos técnicos, avaliações físicas, palestras educativas e apoio de uma equipe multidisciplinar.
“A diretoria de Desenvolvimento Esportivo tem uma série de projetos para a identificação e o desenvolvimento de novos atletas. Percebemos que o Camping Escolar Paralímpico, em sua edição nacional, já traz resultados muito significativos, com atletas jovens já chegando ao topo dos rankings nacionais em suas categorias. Porém, o universo de atletas que podem ser atendidos é muito maior do que o atendido na edição nacional. Por isso, passamos a contar com sedes em todas as regiões do Brasil a partir deste ano. Lançamos agora uma primeira edição, com três modalidades, com a expectativa de que este evento seja um sucesso e possa atender ainda mais atletas nos próximos anos”, afirmou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.
Os atletas paralímpicos tem o apoio da Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e treinam na Estação Cidadania, localizada na Vila Hungria.