Itapetininga foi uma das sedes do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2025, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A cidade foi escolhida em um total de 124 cidades espalhadas por todas as unidades federativas do Brasil para proporcionar um evento desse porte devido as boas condições técnicas e pela localização do município no estado, já que está perto das principais rodovias que ligam a Capital Paulista, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) - Estação Cidadania, neste sábado, dia 14.
Foram 27.478 inscritos, o maior número já registrado em uma edição do evento. Desses, 25.910 eram crianças e jovens de até 23 anos que participaram simultaneamente em todas as sedes. De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o recorde anterior, registrado em 2024, era de 25.661 inscritos nesta faixa etária. Em Itapetininga, somaram mais de 200 participantes, com e sem deficiência no evento, entre 7 e 23 anos.
“Conectar o Brasil de norte a sul em uma grande corrente de inclusão, esporte e celebração, é uma grande realização do Comitê Paralímpico Brasileiro. Foi uma verdadeira celebração da inclusão, da diversidade e do poder transformador do esporte. Tenho certeza de que, entre os participantes de hoje, surgirão futuros campeões que representarão o Brasil em grandes missões, como os Jogos Paralímpicos”, afirmou José Antônio Freire, presidente do CPB.
O festival oferece a crianças e adolescentes com e sem deficiência a oportunidade de vivenciar, de forma lúdica e recreativa, modalidades paralímpicas adaptadas, como atletismo, futebol para 5 (futebol de cegos) e voleibol sentado.
Participaram na Estação Cidadania de Itapetininga, alunos das cinco unidades do Parada Jovem de Itapetininga, da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), do Ceprevi (Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual de Itapetininga) e do Deisa (Departamento de Educação Inclusiva e Suporte a Aprendizagem).
“O Comitê Paralímpico Brasileiro desenvolveu esse projeto em 2018 com a esperança de oportunizar às nossas crianças com deficiência o acesso à prática esportiva. Este é o primeiro degrau para a iniciação e o desenvolvimento de talentos para o esporte paralímpico. Certamente, esse número recorde que alcançamos terá grande repercussão”, completou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.
“O evento foi bem positivo, apesar de estar frio as crianças interagindo uma com as outras, elas também participaram de todas as atividades. com alegria e disposição. Em relação aos voluntários estudantes, tanto da faculdade Anhanguera e os estagiários da prefeitura, puderem aproveitar bastante as atividades e aprender sobre as modalidades. Para próxima edição estamos organizando novas atividades, aonde os participantes vão ter várias surpresas. O evento promete ser mais dinâmico com novas atividades”, destacou a coordenadora técnica, professora Eunice de Lima.
Histórico e próxima edição
Criado em 2018, o Festival Paralímpico já registrou nove edições no total. Começou com 48 sedes e 7 mil participantes. Em 2019, cresceu para 70 sedes e 10 mil inscritos. Em 2020, foi suspenso pela pandemia, retornando em 2021 com 8 mil participantes em 70 núcleos. Em 2022, alcançou 15 mil crianças.
Em 2025, a próxima edição já tem data marcada: 20 de setembro, véspera do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. O evento será sediado, entre outros locais, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.