Uma das atletas de Itapetininga pronta para correr a prova de 5 km da 2ª Etapa do Circuito “Correr e Caminhar com Saúde” de Itapetininga é a Thelminha Manucci. Já soma em seu currículo de corridas, participação em provas na cidade, estado, país e até no exterior. Sim. Já competiu em Paris, Lisboa, Praga e Berlim.
“Nunca é só sobre corrida! Antes de toda corrida vem a busca pela saúde, o esforço pela disciplina, a energia do bem-estar e depois e com ela, a corrida, vem os amigos, as risadas, a endorfina, as dores, sim, elas existem ‘risos’ e, quando conseguimos unir tudo isso ao bem ao próximo com doações é perfeito. E o céu em festa com São João Batista, alegrando e nos dando força para correr e caminhar”, destacou Thelminha.
Estímulo ao emagrecimento, autoestima, melhora no sono e prevenção de doenças. É cada vez mais em alta participar de corrida e caminhada. Além disso, proporcionam leveza e bem-estar, pois de acordo com especialistas, são liberados endorfinas e serotoninas, hormônios que deixam o corpo menos tenso.
O ideal ainda de segundo a Secretaria da Saúde, é a hidratação. A pessoa deve beber água, antes, durante e depois de qualquer atividade. Se alimentar e não esquecer de fazer o aquecimento pois proporciona o aumento do fluxo de sangue para os músculos, aumenta a produção de energia aeróbica e a temperatura do corpo. Outra dica é alongar e usar roupas leves.
Corrida ou caminhada. São esperados 900 atletas de várias regiões do estado neste próximo domingo, dia 22, em Itapetininga na 2ª Etapa do Correr e Caminhar com Saúde, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Itapetininga em parceria com a Paróquia São João Batista.
Quase 2 toneladas de óleo e leite foram arrecadadas por meio da Troca Solidária. Quem participa, também ajuda. Parte dos alimentos será doada ao Fundo Social de Solidariedade de Itapetininga e a outra parte à Paróquia São João Batista.
“A importância da doação dos alimentos é participar de modo ativo de nossa festa. Momento de confraternização e também para ajudar a diminuir os gastos que nós temos, porque os as despesas de nossa festa, que dura 10 dias, são altas. Nós precisamos de muita ajuda da partilha. É muito importante a ajuda pois a igreja sobrevive das festas, das contribuições e para que nós possamos continuar evangelizando”, salientou o pároco da Paróquia São João Batista, padre Leonardo Mendes Soncin.
Ainda de acordo com o padre Leonardo, a evangelização é o carro-chefe de toda a alma humana. “A gente pede ajuda para diminuir nossos gastos. As pessoas podem se sentir importantes doando. Não importa a quantidade. O que importa é o gesto de oferecer. Deus abençoe a cada um que contribuiu”, finalizou o padre.