Aos 14 anos, Gabrielly de Campos Cardena representa a modalidade de Natação por Itapetininga em diversos campeonatos e agora, se prepara para os Jogos Regionais, que se aproximam. Itapetininga será sede pelo segundo ano consecutivo.
“A natação, para mim, é uma prática que promove o equilíbrio entre corpo e mente. Além de ser um excelente exercício físico, ela oferece momentos de reflexão e bem-estar, contribuindo para a saúde e o autoconhecimento. Resumindo, natação é minha vida”, destacou a jovem.
As mais recentes 3 medalhas de Bronze foram conquistadas nos Jogos Abertos da Juventude 2025, em Lençóis Paulista. Nos Jogos Regionais do ano passado, também foi Bronze nos 200 metros livre. Gabrielly compete pela categoria Infantil 2.
A atleta explicou que as conquistas mais importantes, entre tantos campeonatos, foram duas. Campeã Estadual no Pró-natação no 50m livre e Vice-campeã no 50m borboleta em 2023. “E sem dúvida, um dos campeonatos mais difíceis para mim foi o desta vez, nos Jogos da Juventude”, disse.
A jovem começou a praticar natação aos 8 anos por recomendação médica, devido a uma bronquite. Em 2022, começou a fazer parte da equipe de natação do professor José Antônio Barreiros (Tó) e desde então, leva o nome de Itapetininga para várias regiões.
Gabrielly tem uma rotina puxada. Todos os dias, 6h da manhã a jovem já está em pé. Depois um café da manhã rápido, vai para a escola. Por volta das 12h chega na casa, um pouco de descanso e pontualmente, às 14h15, está no treino de natação. Só retorna para casa às 18h. “Um cansaço que vale a pena”, falou.
Também contou que a dieta é bem regrada com frutas, verduras e muito carboidrato e proteína. Aos fins de semana, se não participa de nenhum campeonato, ela abusa um pouquinho. “Mas nem tanto”, garantiu a atleta.
Gabrielly disse ainda que a natação mudou bastante a vida dela, principalmente na disciplina, na saúde e no bem-estar. “Minhas expectativas para os Jogos Regionais são muito grandes, espero superar meus limites e trazer várias medalhas para Itapetininga”, salientou.
O pai da jovem atleta, Vanderlei Cardena, destacou que a importância da natação na vida da filha é disciplina, saúde e comprometimento com o objetivo a ser alcançado. “Vejo a força de vontade da minha filha e quero vê-la em vários pódios”, disse orgulhoso.