“A natação é muito importante para a minha vida porque com ela encontro o equilíbrio para organizar minha rotina. Ajuda no desenvolvimento do meu corpo e da minha mente, concluindo da melhor forma possível a minha vida escolar com a esportiva”, assim definiu a atleta de Natação que representa Itapetininga em vários campeonatos pelo estado, Ágatha Ladeira Rodrigues Gonçalves, de 17 anos, da categoria Júnior 2.
A jovem atleta de Itapetininga contou sobre as vitórias conquistadas. “Uma das mais importantes foi quando eu participei de uma competição no Morumbi, em São Paulo, e nadei contra uma atleta que tinha ido competir no Peru e ganhei com uma braçada de diferença”, disse Ágatha.
E completou explicando de outras provas importantes que competiu. “Uma das mais difíceis foi a última competição, que foi a final do Estadual dos Jogos da Juventude, em Lençóis Paulista recentemente e também, as Regionais do ano passado, pois nadamos contra pessoas bem mais velhas e algumas com mais experiência. E uma outra competição, que nadei contra uma atleta que é Campeã e recordista Brasileira Paulista e Sul-Americana”, detalhou a jovem.
Para este ano, Ágatha se prepara para os Jogos Regionais, que começam em julho e também para outros campeonatos. “Eu estou com uma expectativa maior que os anos anteriores, pois estou mais preparada”, destacou.
A jovem contou que a rotina dela é bem agitada. Pela manhã, treina natação e musculação. Às sextas, participa de aula de Pilates e uma vez por mês, na Fisioterapia. Durante a tarde, estuda na ETEC “Darcy Pereira de Moraes”, onde faz o Ensino Médio, integrado com informática e a noite, ainda faz dois cursos. Isso mesmo, um de inglês e outro de informática para aperfeiçoar as habilidades.
Aos fins de semana, a rotina muda. Aos sábados, treina com a equipe de natação, sob a coordenação do professor José Antônio Barreiros (Tó), e aos domingos, ufa, dia de descanso e uma olhadinha nas atividades escolares para adiantar a semana.
Com relação a alimentação, Ágatha Gonçalves é bem regrada. “Tento me alimentar o mais saudável possível em todas as refeições. Meu café da manhã contém frutas, café e uma crepioca. No almoço, sou acostumada a comer arroz, feijão e salada. Às vezes algum legume cozido e uma proteína. Já a tarde, eu tomo um whey e como uma fruta ou até mesmo, algum sanduíche. Para encerrar, no jantar eu novamente, repito a alimentação do almoço”, falou a atleta.
Segundo a jovem, a natação ajudou em vários fatores. “Me ajudou na alimentação, na saúde e na mentalidade. Para conquistar algo, temos que batalhar”, finalizou Ágatha.
Orgulho para os pais, Fábio Rogério Gonçalves e Arihenis Graziela Ladeira Rodrigues Gonçalves. A mãe, que está sempre junto falou da satisfação da prática esportiva na vida da jovem. “É importante, pois está oferecendo para nossa filha disciplina, foco, autocontrole, determinação e superação dos desafios impostos pela vida”, concluiu.